As 10 tendências no mercado de smartphones de 2018

O mercado de smartphones de 2018 inovou e apresentou para os usuários diversas novidades do setor. A cada bimestre as fabricantes trouxeram uma novidade e isto era aplicado nos dispositivos móveis.
A indústria trouxe recursos, funções e várias tecnologias. Entre alguns exemplos, temos as telas com o notch, dispositivos com telas dobráveis e as câmeras de alta qualidade. Em meio a estas tendências, para relembrar como este mercado caminhou, trazemos uma lista com as dez principais.
Mercado de smartphones em 2018
1 – Leitor de digital
O leitor de digital é um dos recursos mais populares e foi usado pela maior parte dos fabricantes. O primeiro aparelho com este recurso foi o Vivo X20 Plus UD com a tecnologia da Synaptics que permite que o sensor óptico veja pelo display.
A Oneplus foi a primeira a vir com a novidade e recentemente a Oneplus trouxe o OnePlus 6T com este tipo de leitor embutido na tela.
2 – Android One
Pode não parecer uma tendência de 2018, mas é preciso lembrar que o Android One foi um dos destaques do ano. Isto é importante, pois os aparelhos da versão Pixels não são vendidos por aqui, porém, pode ser um sinal da sua chegada.
Neste caso, o Motorola One (primeiro com One no Brasil) pode indicar um novo caminho com as atualizações do Google.
3 – Tela traseira
Em alguns aparelhos as telas deslizantes e as câmeras retráteis podem trazer problemas. Devido ao degaste é possível que entre água ou outros itens.
Como alternativa, alguns aparelhos foram lançados, como o Nubia X que possui uma tela OLED que fica na parte traseira de vidro do telefone. Assim, este display secundário é funcional e auxilia nas selfies, entre outras funções.
4 – Tela deslizante contra o notch
Algumas fabricantes resolveram evitar o notch nos seus smartphones e como opção apresentaram telas deslizantes. Um exemplo é o Mi Mix 3 da Xiaomi que utiliza esta tela no seu aparelho.
Com a função, o usuário pode fazer a tela do celular deslizar para baixo e ver as câmeras frontais por dentro do dispositivo.
5 – Câmeras traseiras
Uma das principais tendências no mercado de smartphones de 2018 fica por conta do aumento das câmeras traseiras. Exemplo é o P20 Pro (câmera de 40 MP + 20 MP + 8 MP, além de 24 MP) da Huawei, assim como a Samsung que lançou modelos com quatro sensores na traseira.
Já o Google inseriu três sensores e colocou duas câmeras frontais nos modelos mais recentes.
6 – Inteligência Artificial
Hoje a maior parte dos smartphones utilizam inteligência artificial. Aliás, o próprio Google seguiu estes passos com os seus aparelhos Pixel 2 e 2 XL.
Deste modo, outras empresas como Huawei, Samsung e Apple seguiram o caminho e trouxeram itens úteis dentro deste segmento.
7 – Saúde digital
Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde, era normal que isto também chegasse aos dispositivos móveis.
O Google anunciou o recurso de bem estar no seu Android Pie. Com a novidade os usuários podiam controlar o uso dos smartphones.
Além disso, a Apple também investiu nesta questão e trouxe algo próximo para os usuários do iOS. Esta tendência está cada vez mais comum no meio mobile e logo deve estar disponível em todos os dispositivos móveis.
8 – Cores inusitadas
Neste ano as empresas investiram pesado em tons diferenciados para os seus dispositivos. Por exemplo, a Huawei que trouxe sua linha P20 com cores brilhantes. Um destes modelos chegou ao mercado com a cor gradiente e nas cores azul, verde e roxo.
9 – Câmera frontal retrátil
A novidade ficou por conta da Vivo Apex, assim como o Vivo Nex, que se consolidou com as câmeras frontais retráteis. Ainda outra marca da Vivo, a Oppo anunciou o Find X.
O dispositivo inovou com a câmera frontal retrátil que vem em toda a parte superior do celular. Assim, o aparelho tinha capacidade de levantar todas as câmeras frontais e traseiras com a biometria facial 3D.
10 – Telefones gamers
Na décima posição a Razer entra com o seu smartphone gamer. O dispositivo poderoso oferece configurações top de linha.
O Razer Phone chega ao mercado com uma tela com taxa de atualização em 120 Hz e áudio de qualidade. As fabricantes resolveram seguir a tendência e a Xiaomi lançou o Black Shark e a Asus, o ROG Phone.
Mas, e vocês leitores o que acharam da lista? Acha que ficou alguma tendência do mercado de smartphones de 2018 de fora? Conta pra gente nos comentários e não se esqueça de acompanhar o blog para saber das notícias do universo dos smartphones.