Seja para trabalhar ou para manter contato com pessoas queridas, a internet se tornou indispensável no dia a dia e, por isso, investimos cada vez mais em um pacote que ofereça conexão constante. Para evitar custos extras, vamos mostrar como economizar dados móveis

Neste guia, você vai aprender, em 8 passos, como controlar e reduzir o uso dos dados, permitindo que você aproveite sua navegação sem preocupações. Confira. 

Como economizar dados móveis em 8 passos  

Atitudes simples do dia a dia, ao usar o celular, podem contribuir para a economia de dados móveis.

Se você é um usuário frequente de dados móveis e está constantemente atingindo o limite do seu plano atual, o ideal seria considerar uma mudança do contrato para um que ofereça um plano de dados maior ou até mesmo ilimitado. 

Entretanto, sabemos que nem sempre essa alteração cabe no orçamento e, por isso, vamos mostrar como economizar dados móveis e evitar surpresas desagradáveis na conta de celular sem precisar alterar seu pacote. 

  1. Monitore seu consumo  

Para economizar dados móveis é preciso, antes de tudo, entender como você usa o serviço. A maioria dos smartphones possuem ferramentas de monitoramento de dados integradas ao dispositivo, permitindo a verificação do consumo por determinado período ou em relação a aplicativos específicos. 

Depois de identificar os apps que mais gastam internet no seu aparelho, você pode restringir o consumo diário. Para ativar essa restrição em um celular Android, siga as instruções:

  • Acesse as configurações do smartphone;
  • Toque em “Rede e Internet”;
  • Selecione “Rede Móvel;
  • Clique em “Uso de dados do app”; 
  • Escolha os aplicativos que você quer checar e desative a opção “Dados em segundo plano”.

No iPhone, é possível verificar os apps que consomem mais dados nos “Ajustes”, na aba “Dados celular”. Para economizar dados móveis, basta tocar em “Mais”, no canto superior direito, para encontrar as “Configurações”. Em seguida, é só ativar o botão “Limitar uso de dados móveis”. 

Caso o seu aparelho não tenha essa função, você pode utilizar aplicativos como o Datally, do Google, ou o GlassWire.  

  1. Sempre que possível, use o Wi-Fi

Quando não estamos em casa, deixamos os dados móveis ligados ininterruptamente. Essa ação, em si, não causa um gasto excessivo do seu pacote. O problema é que, muitas vezes, esquecemos de desligar a rede quando entramos em algum local com Wi-Fi. 

Na sua residência ou no próprio trabalho, conecte-se ao Wi-Fi e verifique se os dados móveis estão desligados

Não se esqueça de tomar cuidado com conexões públicas ou com redes desconhecidas, pois elas podem não garantir a segurança das suas informações.

  1. Restrinja o uso de dados em segundo plano

Alguns aplicativos, como redes sociais, e-mails ou apps de mensagem podem consumir dados móveis em segundo plano.

Mesmo quando não estão sendo usados ativamente, eles continuam utilizando a rede. Para evitar o uso desnecessário da sua rede, desinstale aplicativos que não estão sendo utilizados e restrinja o acesso à internet para aqueles que não exigem atualizações constantes.

  1. Permita atualizações em horários pré-definidos

Outra maneira de limitar o consumo de dados é através da configuração das sincronizações e backups em horários específicos. Ajuste os aplicativos para que as atualizações sejam feitas em específicos ou somente quando conectado a uma rede Wi-Fi

Se você tem um celular Android, acompanhe o tutorial :

  • Acesse a Play Store;
  • Toque na sua foto ou no seu ícone de perfil, no canto superior esquerdo da tela;
  • Vá em “Configurações”;
  • Clique em “Geral”
  • Selecione “Atualizar apps automaticamente” e desmarque a opção.

Em iPhones, a configuração pode ser desativada diretamente em “Atualização de apps”, na App Store. 

  1. Ative a Economia de Dados

O Modo de Economia de Dados é um recurso presente na maioria dos smartphones mais recentes. Ativado nas próprias configurações do sistema, ele ajusta automaticamente as configurações do dispositivo para reduzir o consumo de dados.

Além de limitar a sincronização de aplicativos em segundo plano, a funcionalidade desativa as atualizações automáticas, que passam a ser feitas somente quando o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

A ativação do Modo Economia de Dados no iPhone é feita por meio do menu de “Ajustes”. Clique em “Celular”  > “Opções de Dados Celulares” > “Modo de Economia de Dados”. 

Já no Android, a função pode ser ligada nas configurações do sistema, clicando em “Conexões”, depois em “Dados móveis” e, por fim, em “Protetor de dados”. 

  1. Use aplicativos em modo offline

Navegadores GPS, mapas e apps de música, como o Spotify ou Youtube Music, oferecem a opção de uso sem conexão imediata com a internet. Os streamings de vídeo e música são uma das principais causas do consumo elevado de dados móveis

Para economizar dados móveis, baixe os arquivos que você desejar ou utilize esse modo offline sempre que estiver longe de uma rede Wi-Fi segura. 

  1. Desligue o GPS quando não estiver usando

A maioria dos apps, principalmente de redes sociais, solicitam permissão para ativar o serviço de localização. Além de gastar mais bateria, o GPS ligado ininterruptamente aumenta o consumo de internet

Uma  forma de economizar dados móveis é configurar o aparelho para que a localização seja desativada quando o aplicativo estiver em segundo plano.  

  1. Desative a reprodução automática de vídeos

Muitos sites de notícias e aplicativos de redes sociais reproduzem vídeos automaticamente, consumindo muitos dados móveis de uma só vez. 

Nas configurações do navegador ou nas do app, desative essa função e selecione a opção de reproduzir os materiais apenas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Os apps que mais usam dados móveis 

Alguns apps podem consumir mais dados móveis que outros – e você pode se surpreender com os que mais podem detonar seu pacote.

De maneira geral, aplicativos pesados e de streaming consomem mais dados móveis. O YouTube e a Netflix, por exemplo, são dois dos que mais utilizam internet para reproduzir vídeos. 

Mas existe um fato curioso: em muitos casos, não são eles os responsáveis pelo consumo excessivo de dados. 

Uma pesquisa da Opera Max mostrou que até 30% do pacote é desperdiçado por apps que ficam ativos em segundo plano. Nesse ponto, os que mais gastam dados são o Facebook Messenger, o Whatsapp e o Gmail.  

Agora você já sabe. Para economizar dados móveis, fique de olho nos aplicativos em segundo plano! Continue acompanhando o blog da Trocafone e acesse as melhores dicas de tecnologia.