Lentidão, travamentos e problemas com a duração da bateria são as principais reclamações dos usuários de smartphone, após certo tempo de uso. Mas você não vai mais precisar se preocupar com essas questões, pois vamos mostrar como melhorar o desempenho do celular sem ter que levá-lo para o reparo. 

Existem diversos aplicativos disponíveis para dispositivos Android e iOS que podem ajudar a otimizar e aprimorar a performance do seu dispositivo, e é sobre eles que vamos falar neste conteúdo. 

Continue a leitura e saiba como tornar seu aparelho mais rápido, responsivo e eficiente com alguns passos simples. 

Aplicativos para melhorar o desempenho do celular

Só na Play Store, há 4,7 milhões de apps disponíveis e alguns deles podem ajudar a melhorar o desempenho do celular.
Só na Play Store, há 4,7 milhões de apps disponíveis e alguns deles podem ajudar a melhorar o desempenho do celular.

Uma pesquisa realizada pela Sports Lens apontou que, em 2021, a App Store, a loja de apps da Apple, contava com 2,2 milhões de ferramentas disponíveis. O número de aplicativos da Play Store, para dispositivos Android, era ainda maior: 4,7 milhões! 

Em meio a todas essas opções, separamos sugestões de recursos que podem auxiliar na potencialização do desempenho do seu celular. Confira. 

Otimização de bateria

Qualquer bateria recarregável tem uma vida útil limitada. Por possuir componentes consumíveis, sua “idade química” faz com que a duração da bateria fique menor com o passar do tempo. 

Apesar de ser um processo natural, existem formas de retardar esse envelhecimento, e uma delas é através do uso de aplicativos como: 

  • Battery Doctor;
  • DU Battery Saver;
  • AccuBattery.

Essas ferramentas ajudam a otimizar o consumo de energia, reduzindo automaticamente o brilho da tela e ajustando configurações para que a duração da bateria seja prolongada. 

Limpeza e Otimização de Sistema

Um dos principais motivos para a lentidão de um celular é o acúmulo de arquivos e de cache de aplicativos. 

Para evitar travamentos, você pode utilizar aplicativos de limpeza e otimização de sistema, que realizarão a remoção de arquivos temporários e de registros desnecessários. Dentre os apps mais conhecidos, estão:

  • Clean Master;
  • CCleaner;
  • Files Go do Google.

Eles são projetados para liberar espaço de armazenamento e melhorar o desempenho geral do dispositivo.  

Segurança

Quando falamos em segurança para celular, não estamos nos referindo apenas à proteção contra golpes e fraudes, mas, também, a ataques de malware. Uma maneira de impedir essa ação é usar aplicativos antivírus, como: 

  • Avast Mobile Security;
  • AVG Antivírus;
  • Bitdefender Mobile Security;

A defesa contra vírus e ameaças virtuais permite que o celular e todas as informações que estão contidas nele estejam seguros. 

Gerenciadores de Tarefas 

Você sabia que, mesmo rodando em segundo plano, os aplicativos consomem bastante memória RAM? Quando ela fica sobrecarregada, o sistema trava e, por isso, é fundamental manter o controle sobre os apps em execução

Uma dica para melhorar a eficiência do celular é usar um desses três aplicativos: 

  • Greenify;
  • Task Manager;
  • Files Go. 

Além de possuírem recursos para gerenciar tarefas, eles desativam aplicativos que não estão sendo utilizados ou que gastam muita energia.  

Resfriamento

A bateria superaquecida – ou qualquer outro componente que funcione com temperatura acima da indicada – pode influenciar a performance do aparelho. Caso perceba o problema, indicamos que você teste um dos três aplicativos:  

  • Cooler Master;
  • CPU Cooler;
  • Resfriador de celular. 

Ao monitorar a temperatura do dispositivo, eles conseguem reduzir o consumo de energia e a carga de processamento, evitando o superaquecimento geral. 

Monitoramento de Desempenho

Por último, mas não menos importante, você pode melhorar o desempenho do celular usando aplicativos que observam todas as atividades de forma detalhada:  

  • CPU-Z;
  • AIDA64;
  • Geekbench.

Através do acompanhamento do uso de CPU, GPU, RAM e outros componentes, esses apps fornecem informações que apontam para possíveis pontos de melhoria no dispositivo.

Gerenciamento de Armazenamento

O armazenamento cheio pode afetar significativamente o desempenho do celular. Para não precisar apagar arquivos manualmente, você pode baixar um dos seguintes apps: 

  • Files by Google;
  • SD Maid; 
  • Storage Space.

Esses instrumentos são capazes de identificar e liberar espaço ocupado por arquivos duplicados, downloads não utilizados e aplicativos pouco usados, garantindo que o smartphone tenha espaço para operar de forma eficiente.

Aceleração de jogos

Os amantes de jogos precisam de um smartphone responsivo. Alguns aparelhos possuem configurações específicas para melhorar a experiência gamer, mas também é possível melhorar o desempenho do celular para rodar seus jogos preferidos. Experimente os apps:

  • Game Booster;
  • GFX Tool;
  • Game Launcher Tuner.

Capazes de ajustar configurações gráficas, os aplicativos permitem o desenvolvimento da performance do aparelho durante a execução de jogos mais pesados

5 dicas para otimizar o funcionamento do smartphone

Além dos apps, há cuidados que você deve tomar para garantir o bom desempenho do celular.
Além dos apps, há cuidados que você deve tomar para garantir o bom desempenho do celular.

Os aplicativos podem ser grandes aliados na manutenção do bom desempenho do seu celular, tornando-o mais rápido, responsivo e eficiente. 

Além de instalar os apps que mostramos anteriormente, você também pode tomar algumas medidas para aperfeiçoar ainda mais as funções do seu smartphone. Acompanhe essas 5 sugestões: 

  1. Faça backups periódicos no celular;
  2. Procure utilizar navegadores leves e rápidos, como o Google Chrome Lite, o Opera Mini ou o Firefox Focus, especialmente se seu aparelho for mais antigo;
  3. Feche aplicativos que não estão sendo utilizados;
  4. Mantenha o sistema operacional do smartphone sempre atualizado;
  5. Reinicie o celular ou, se possível, desligue-o quando não estiver sendo usado; 

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho do celular usando aplicativos, é hora de colocar as orientações em prática! Baixe os apps e perceba o upgrade na performance. Leia também o texto: Como fazer o celular durar mais tempo? Confira 4 dicas.