A Internet das Coisas tem ganhado cada vez mais destaque e relevância na atualidade, quando o assunto é tecnologia. Mas o que é internet das coisas e como ela funciona na prática?

Baseada na ideia de conectar objetos do dia a dia à internet, ela permite a troca de informações e a realização de tarefas automatizadas. Continue a leitura e descubra como a internet das coisas pode contribuir para um mundo mais sustentável. 

O que é a Internet das Coisas?

Na prática, a Internet das Coisas representa a interconexão de dispositivos e objetos cotidianos à internet.
Na prática, a Internet das Coisas representa a interconexão de dispositivos e objetos cotidianos à internet. 

O termo “Internet das Coisas” é a tradução de Internet of Things, expressão em inglês abreviada pelas letras IoT

O conceito refere-se a dispositivos físicos, ou seja, objetos e coisas – como luminárias e eletrodomésticos – capazes de trocar informações com outros equipamentos conectados à internet.

Segundo uma pesquisa ISG Provider Lens Internet das Coisas (IoT), publicada pela Forbes, até 2025, mais de 27 bilhões de dispositivos estarão conectados no mundo. 

Mas a essência da tecnologia vai além da simples conexão e da coleta de dados. A Internet das Coisas permite um processamento tão preciso daquela comunicação específica que a máquina consegue agir de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana direta.  

Através de sensores, softwares e outras tecnologias, esses mecanismos abrem caminho para uma série de aplicações em diversos setores, incluindo a sustentabilidade ambiental.

Aplicações da IoT no dia a dia

Das nossas residências, passando pelas indústrias e chegando até mesmo na mobilidade urbana: a IoT está em todo lugar!
Das nossas residências, passando pelas indústrias e chegando até mesmo na mobilidade urbana: a IoT está em todo lugar!

A Internet das Coisas pode estar presente em diferentes áreas do nosso cotidiano. Antes de mostrar o que a IoT pode fazer pela sustentabilidade, vamos apontar outras 6 formas de utilização dessa tecnologia. 

  1. Agricultura inteligente: sensores e dispositivos auxiliam na observação do solo e dos fatores climáticos, contribuindo para a otimização de recursos hídricos e para a produção agrícola eficiente;
  2. Saúde e bem estar: os equipamentos tecnológicos monitoram a saúde dos pacientes, coletando dados em tempo real e garantindo um acompanhamento contínuo; 
  3. Mobilidade urbana: com potencial para transformar o setor de transportes, a Internet das Coisas é capaz de melhorar o fluxo de tráfego ao conectar veículos e ao compartilhar informações entre eles; 
  4. Ambientes inteligentes: a IoT possibilita a criação de casas inteligentes, que têm como principal característica a alta conexão entre os dispositivos e a automação das tarefas;
  5. Indústria 4.0: a Indústria 4.0, aquela na qual os processos industriais são cada vez mais automatizados e conectados, utiliza a Internet das Coisas como ferramenta para a manutenção dos sistemas;

Agora que você já sabe o que é Internet das Coisas e quais são suas aplicações, vamos explorar o aspecto-chave do nosso conteúdo: a contribuição da IoT para a sustentabilidade ambiental.  

Internet das Coisas e sustentabilidade

A Internet das Coisas pode ser uma aliada indispensável na promoção da sustentabilidade.
A Internet das Coisas pode ser uma aliada indispensável na promoção da sustentabilidade.

Forte aliada na busca por práticas mais sustentáveis, a Internet das Coisas pode auxiliar em alguns aspectos importantes, como: 

Monitoramento ambiental

Os dispositivos IoT conseguem fazer o monitoramento constante e em tempo real da natureza, medindo indicadores essenciais, como níveis de poluição, condições climáticas e qualidade do ar. 

Essas informações, aliadas a estudos de outras áreas, permitem que especialistas tomem decisões mais precisas, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Conservação de água

Como mostramos anteriormente, a Internet das Coisas pode ser utilizada na agricultura inteligente. Sensores no solo podem, por exemplo, acompanhar a necessidade de irrigação através da avaliação da umidade da terra, otimizando o uso de recursos hídricos e evitando desperdícios

Implementação do transporte sustentável

Ao adotar soluções baseadas na IoT, é possível observar uma revolução na forma como as cidades e os sistemas de transporte são planejados, gerenciados e utilizados.

Os motoristas podem, por exemplo, receber informações sobre o tráfego e escolher rotas alternativas para evitar congestionamentos, economizando tempo e combustível.  

Essa tecnologia permite, também,o desenvolvimento de veículos para um transporte público mais eficiente, reduzindo o número de carros nas ruas e, consequentemente, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa.

Uso eficiente de energia

Seja em residências ou em prédios comerciais e industriais, o uso de IoT pode reduzir o consumo de energia elétrica. Alguns exemplos de ferramentas de gestão de consumo energético são os eletrodomésticos eficientes, os termostatos inteligentes e a iluminação controlada por sensores. 

Embora a Internet das Coisas ofereça oportunidades para promoção da sustentabilidade, é importante ressaltar que ainda existem muitos desafios em relação à sua implementação.

Um deles é o abandono de dispositivos IoT. Mesmo ajudando a promover uma eficiência do uso de recursos, a Internet das Coisas pode levar ao descarte precoce de itens que, em pouco tempo, se tornam obsoletos, aumentando o volume de lixo eletrônico. Para evitar esse problema, é fundamental investir em reciclagem e no descarte correto desses materiais.  

Outro ponto está relacionado ao acesso a essa tecnologia, que ainda é limitado a uma pequena parcela da população.

Um dos pilares da sustentabilidade é o desenvolvimento social, diretamente ligado à democratização do acesso à tecnologia, e só é possível ter um planeta sustentável se os recursos estiverem disponíveis a todos. 

Ainda há muito o que se fazer para garantir que tecnologia e sustentabilidade possam andar lado a lado, mas, neste conteúdo sobre o que é Internet das Coisas, podemos perceber que o caminho já está sendo trilhado. Acompanhe o blog da Trocafone e saiba tudo sobre tecnologia sustentável

Melhor para o seu bolso e para o planeta