Os usuários de aplicativos de GPS estão sempre em busca de apps que funcionem mesmo quando não tiver conexão com internet.

Com o recurso é mais fácil manter as rotas de navegação, quando estiver na estrada. Além disso, o item ajuda quando a conexão 4G ou 3G não está funcionando. Além disso, é possível economizar os dados móveis, pois o download dos mapas ocorre somente em redes Wi-Fi.

Para quem procura este recurso, listamos cinco aplicativos de GPS gratuitos, que podem ser acessados mesmo offline. Veja abaixo como instalar cada uma das ferramentas para Android e iPhone (iOS).

5 apps para usar o GPS do celular off-line

A seguir veja os principais aplicativos para usar no GPS do celular sem internet:

1 – Google Maps

O Google Maps possui a função de mapas offline para Android e iOS. Para ativar, é preciso entrar no menu principal do aplicativo e ir em “Mapas offline”.

Após, bastar ir na opção “Selecionar seu mapa” e definir a área do download. O mapa fica disponível por 30 dias, antes de solicitar a atualização da área selecionada.

O aplicativo ainda mostra o espaço de memória ocupado por cada mapa que você armazenar em seu celular para usar off-line. Os mapas vão permitir que você visualize o trajeto que você deseja fazer, mas não traz rotas de transporte público, bicicleta ou a pé.

Acesse para baixar em Android e iPhone.

2 – Maps.Me

O Maps.Me é outro aplicativo que permite baixar mapas, mas a diferença do Google Maps, ele já vem com uma pasta com 23 mapas pré-carregados de territórios no Brasil. Quando existe a conexão Wi-Fi ele baixa a área correspondente por meio da geolocalização.

Além dos mapas já existentes, o aplicativo também permite que você faça o download de outros mapas brasileiros e do exterior. Sem prazo de validade, os arquivos podem ocupar um tamanho entre 10 MB e 40 MB, e pode ser excluído a qualquer momento.

Confira o app para Android e iPhone.

3 – TomTom Go Brasil

O TomTom Go Brasil é outro app que possui mapas pré-definidos para download e uso offline.

O problema deste aplicativo é que ele possui mapa das regiões do Brasil e por isso os arquivos ocupam um espaço maior de armazenamento.

Acesse baixar para Android e iPhone.

4 – Here WeGo

O Here WeGo também funciona como GPS do celular offline, devido aos mapas pré-definidos para baixar. A abrangência mínima dos mapas é dos estados brasileiros. Por isso, os arquivos são maiores.

Depois de baixar o app é preciso habilitar a opção “Usar aplicativo offline” para ativar o recurso. Além disso, a navegação GPS traz informações para trajetos de carro a pé, bicicleta e transporte público.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone.

5 – GPS Brasil

O GPS Brasil funciona offline no território nacional. Com o app é possível traçar rotas e procurar locais por categorias, como restaurantes e outros.

No entanto, para baixar os mapas de outros lugares é preciso pagar. O valor se altera conforme localidade e extensão do mapa.

Acesse para baixar em Android e iPhone.

Gostou das dicas? Conhece outro aplicativo? Deixe sua sugestão nos comentários.