A sustentabilidade é um tema recorrente em encontros que discutem mudanças climáticas e maneiras de minimizá-las. Neste conteúdo, vamos falar sobre produto sustentável e produto orgânico, duas possibilidades para reduzir os impactos ambientais.
A seguir, vamos mostrar as diferenças entre os conceitos e evidenciar como o uso dessas peças pode ajudar a melhorar a saúde do planeta. Boa leitura!
O que é produto sustentável?
Os produtos sustentáveis são itens confeccionados através de ações conscientes que buscam a redução dos danos ao meio ambiente durante todo o processo de produção.
Prezando pela sustentabilidade, essas peças passam por procedimentos rigorosos de controle para garantir a sobrevivência do planeta e o suprimento das necessidades das gerações futuras.
O objetivo é fomentar o consumo consciente, individual e coletivamente. Para surtir efeitos positivos, essa forma de consumo deve ser pensada desde a extração da matéria-prima até sua comercialização.
Depois que as mercadorias são vendidas, cada consumidor se torna responsável pelo uso adequado dos seus artigos, devendo valorizar, sempre que possível, a reciclagem e a reutilização.
O uso de embalagens e artigos de vidro ou de bambu, substituindo os itens de plástico, é uma forma de reaproveitar os materiais de maneira útil. Confira outros exemplos de produtos sustentáveis:
- Lâmpadas de LED;
- Carregador solar para celular;
- Coletor solar;
- Chuveiro pressurizado;
- Celulares seminovos;
- Cosméticos ecológicos;
- Ecobags;
- Lixeiras seletivas;
- Produtos de limpeza biológicos;
É considerado um produto sustentável aquele que é proveniente de fontes renováveis, é confeccionado com baixo consumo de energia e água ou é feito com materiais biodegradáveis.
Além disso, a produção de produtos sustentáveis é realizada com boa gestão de resíduos e com redução da emissão de gases poluentes.
Qual a importância de um produto sustentável?
Ao adotar atitudes sustentáveis, consumidores e empresas geram um impacto positivo no meio ambiente, evitando danos que poderiam ser irreversíveis.
Com a utilização de produtos sustentáveis, é possível observar uma redução do consumo de materiais tóxicos, um aumento do uso de energia limpa e renovável e a diminuição de custos a médio e longo prazo.
Os artigos provenientes da tecnologia sustentável, como os aparelhos da Trocafone, incentivam a reutilização e a reciclagem, garantindo maior durabilidade e evitando o processo de obsolescência programada.
Ao usar recursos sustentáveis como matéria-prima, as empresas atestam o compromisso com a natureza e com as leis ambientais, previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
As marcas que honram esse pacto criam vantagens competitivas e ainda utilizam menos elementos esgotáveis. Além dos benefícios financeiros, elas geram menos perda e ainda contribuem para a redução da desigualdade social.
Isso porque as atividades de reciclagem dos produtos sustentáveis são fontes de renda para comunidades com baixo poder aquisitivo.
O que é produto orgânico?
Os produtos orgânicos, por definição da legislação brasileira, são aqueles obtidos por sistemas orgânicos de produção agropecuária ou oriundos de sistemas que não prejudicam o ecossistema local.
Eles são baseados em sistemas sustentáveis de manejo adequado da terra e dos recursos naturais, sempre buscando manter a integridade dos insumos. São exemplos de produtos orgânicos:
- Alimentos orgânicos;
- Hortaliças e legumes sem adubos químicos;
- Frutas sem agrotóxicos;
- Produtos de beleza que não são testados em animais;
- Cosméticos veganos.
É importante ressaltar que os produtos orgânicos são sustentáveis, mas nem todos os produtos sustentáveis são orgânicos.
A principal diferença está nas formas de produção das mercadorias, que, no caso dos produtos orgânicos, estão mais voltadas para alimentos e objetos que utilizam materiais de origem animal.
Qual a importância de um produto orgânico?
O consumo de produtos orgânicos traz muitos benefícios, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde dos consumidores.
Por serem produzidos em solos ricos em adubos naturais, os alimentos orgânicos oferecem maior valor nutritivo, ajudando a aumentar a imunidade do organismo.
As plantações orgânicas são livres de toxinas, de hormônios e de produtos nocivos, fazendo com que as colheitas sejam mais saudáveis e até mesmo mais saborosas.
Ao evitar a erosão do solo e a poluição da água e do ar, esse tipo de cultivo ajuda a preservar a fauna e flora, equilibrando os ciclos naturais e a biodiversidade.
Mas um dos pontos mais importantes relacionados aos produtos orgânicos é a possibilidade de incentivar a economia sustentável e a agricultura familiar.
As culturas de plantio são feitas, em sua maioria, por pequenos produtores. Eles tiram o sustento de suas famílias dessas lavouras, e é por isso que os alimentos são cultivados com tanto carinho.
Exemplo para entender a diferença entre um produto sustentável e produto orgânico
Você já viu, ao longo do texto, que produto sustentável e produto orgânico não são sinônimos. Para facilitar a compreensão das diferenças entre os dois conceitos, vamos mostrar um exemplo prático com o algodão sustentável e o algodão orgânico.
Algodão sustentável
O algodão sustentável é cultivado de maneira tradicional, usando tecnologias para o controle de pragas e para a otimização do processo de plantio.
Para que ele seja considerado sustentável, sua produção deve preservar o meio ambiente, fazer um uso inteligente da água, respeitar os sistemas que envolvam empresas e instituições e colaborar com o desenvolvimento sustentável.
Também é preciso que as pessoas que trabalham na cadeia produtiva sejam valorizadas e que seja promovido o combate ao trabalho escravo e infantil.
Algodão orgânico
O algodão orgânico é plantado em terrenos menores, com a utilização de processos mais manuais e menos mecânicos.
As técnicas de produção não incluem o uso de fertilizantes sintéticos e nem de sementes transgênicas. Por dependerem exclusivamente de fatores naturais, as plantações orgânicas atendem a uma demanda mais limitada.
Como os algodões orgânicos são produzidos em menores quantidades, as peças confeccionadas com o material costumam ser mais caras.
Diferença entre algodão sustentável x orgânico
As principais diferenças entre o algodão sustentável e o orgânico, como vimos anteriormente, são o emprego da tecnologia e o uso de materiais químicos no processo de plantio.
Enquanto as plantações sustentáveis utilizam instrumentos avançados e produtos sintéticos para aumentar a produção, a colheita orgânica é feita de maneira manual e artesanal.
Conseguiu identificar as particularidades do produto sustentável e do produto orgânico? Acesse a aba de Sustentabilidade no nosso blog e leia outros conteúdos sobre o tema.