Todos os dias, nos deparamos com milhares de propagandas super atrativas que mostram os benefícios de um novo aparelho que foi lançado. Apesar de trocar de celular ser uma prática prazerosa, ela pode custar caro – e não estamos falando só financeiramente. 

O custo ambiental para suprir os desejos de um novo produto é alto. Além do descarte incorreto de elementos tóxicos, a fabricação em massa dos aparelhos eletrônicos incentiva o uso desenfreado das matérias primas esgotáveis. 

Mas calma, não é preciso ficar com o mesmo smartphone para sempre para não causar danos ambientais! Vamos mostrar, a partir de agora, como reduzir os prejuízos sem abrir mão da tecnologia

Os impactos de trocar de celular com frequência

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo. São milhões de toneladas de resíduos descartados todos os anos, e os smartphones contribuem para grande parte desse volume. 

Mas o problema está longe de ser somente o descarte. Toda cadeia produtiva dos eletrônicos envolve uma série de etapas relacionadas à extração de minerais essenciais e a componentes poluentes. 

Depois que as matérias primas são retiradas da natureza, elas são utilizadas na fabricação dos aparelhos, das baterias, dos chips, dos motores e dos fios. Todos esses elementos são transportados por caminhões movidos a combustíveis fósseis, que também são prejudiciais ao meio ambiente. 

Se você pensa em comprar um novo celular com tecnologia 5G, por exemplo, não precisa – de forma alguma – abrir mão do seu desejo. A seguir, vamos apresentar possíveis soluções para minimizar os efeitos ambientais negativos.  

Como reduzir danos ambientais deixar de lado a tecnologia

Existem meios de aliar modernidade e sustentabilidade na hora de comprar ou usar os aparelhos eletrônicos, e um deles é através da tecnologia sustentável. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a prática ainda permite que o consumidor economiza financeiramente. Veja algumas alternativas para adotar esse estilo. 

Cuide bem do seu celular

Para evitar que você tenha que trocar o smartphone por conta de mau uso, siga as recomendações de segurança e de preservação do fabricante do aparelho. No manual de instruções, ou até mesmo na internet, você encontra as indicações de funcionamento e as dicas para aumentar a vida útil do telefone. 

Com o tempo, todo equipamento eletrônico passa a apresentar sinais de deterioração e de envelhecimento, mas com medidas simples, como guardá-lo ao abrigo do sol e evitar quedas, podem desacelerar esses processos e reduzir a necessidade da fabricação de outro aparelho. 

Conserte seu aparelho

Seu celular ainda é funcional, mas está com um pequeno probleminha? Invista no reparo. Muitas vezes, o defeito pode ser consertado de forma simples, com um custo muito menor do que o de um smartphone novo. 

Se o celular ainda estiver na garantia, acione o fabricante. Caso o prazo já tenha sido ultrapassado, leve-o a uma assistência técnica especializada e de confiança. Além de economizar, você aumenta a vida útil do seu telefone e garante uma solução mais sustentável para o planeta.

Faça escolhas conscientes

A tecnologia está presente em todos os lugares, o tempo todo. Dia após dia, as empresas que fabricam smartphones tentam criar alguma coisa nova, seja um novo processador ou uma simples mudança de design. E quem é que não gosta de novidade?

As publicidades cada vez mais automatizadas e personalizadas aumentam ainda mais o desejo do consumidor de adquirir os últimos lançamentos, o que acaba incentivando as compras por impulso. Para evitar gastos desnecessários e compras não proveitosas, opte pelo consumo consciente e pelas iniciativas que apoiam causas ambientais. 

Doe ou venda o smartphone em bom estado

Até aqui, mostramos o que pode ser feito para que você não precise trocar de celular com frequência por mau uso ou falhas que poderiam ser evitadas. Mas não tem nada de errado se você quiser um novo smartphone sem que o antigo esteja com defeito, viu? A questão é o que você vai fazer com o celular antigo.

Um aparelho parado dentro da gaveta, sem utilidade, ocupa espaço, perde seu valor e o sentido da sua existência, que é ser uma ferramenta útil de comunicação. Se o seu smartphone estiver bem conservado, procure doá-lo ou vendê-lo. Ele pode ser o update que outras pessoas estavam esperando!

Caso ele não esteja em boas condições de funcionamento, busque encaminhá-lo para a reciclagem. Mesmo sem estar pronto para uso, as peças podem servir para a fabricação de outros produtos. Não havendo possibilidade de serem reutilizadas, o lixo eletrônico será descartado corretamente. 

Quer fazer um update? Compre um seminovo na Trocafone

Os smartphones seminovos reduzem significativamente os prejuízos ambientais. Isso porque eles dispensam a necessidade da fabricação de um novo aparelho e evitam o descarte de um produto em bom estado. 

Na Trocafone, somos especialistas em seminovos. Aqui, nossos consumidores conseguem comprar aparelhos com tecnologia avançada, com garantia de 3 meses a partir da data de recebimento do produto e com a possibilidade de escolher entre diferentes condições estéticas, de acordo com o interesse e o orçamento. 

Além da segurança do pagamento e a certeza de um produto de qualidade, você ajuda o meio ambiente. Para vocês terem uma ideia do impacto positivo dos seminovos, vamos mostrar alguns números.

Desde 2014, data da fundação da Trocafone, já foram  1,7 milhões de aparelhos adquiridos e reintegrados ao mercado, 21,7 milhões de litros de água preservados e 3 mil hectares de solo conservados. Além disso, mais de 27 mil toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser adquiridos e emitidos. 

Viu? Dá para trocar de celular sem prejudicar a natureza! Conte com a Trocafone nessa missão!

Melhor para o seu bolso e para o planeta!