O Natal é uma das festas mais tradicionais no mundo todo. Em alguns países, a celebração acontece na ceia natalina, preparada dia 24 de dezembro, véspera do feriado. Em outros, a comemoração maior é feita no almoço do dia 25. Mas uma coisa todos eles têm em comum: a junção cada vez mais forte de Natal e tecnologia.

A tecnologia natalina se apresenta de diversas formas, que vão desde enfeites de LED nas ruas das cidades, passando pelos produtos eletrônicos dados de presente, até a escolha do filtro especial de Natal para registrar as festas entre familiares e amigos.

Muitos shoppings, especialmente de grandes centros urbanos, por exemplo, montaram cabines de realidade virtual com temas natalinos. Dentre os principais programas estão experiências imersivas para fazer guerrinha de bola de neve e andar de trenó com o Papai Noel. Essa tecnologia é possibilitada pelo uso dos óculos de realidade virtual.

Neste conteúdo, vamos mostrar algumas inovações tecnológicas disponíveis em 2022 que estão fazendo esse período de Natal ser ainda mais mágico.

🟠 Veja também: Realidade Aumentada: o que é e como utilizar a tecnologia no celular

Luzes inteligentes

Natal sem luzes não é Natal! Com a tecnologia cada vez mais avançada, as atrações iluminadas ficaram ainda mais inteligentes. Em muitos shopping centers, avenidas de grandes cidades e prédios comerciais, os pisca–piscas têm dado um toque para lá de especial na decoração.

As luzes inteligentes são capazes de sincronizar cores e ritmos de música. De forma remota, é possível acionar comandos e programar mudanças automáticas.

🟠 Veja também: Automatização de tarefas: tecnologias mudam relação entre pessoas e serviços domésticos

Drones

Os drones são equipamentos aéreos não tripulados que se parecem com aviões e helicópteros de controle remoto, com a diferença de que eles, obrigatoriamente, possuem no mínimo 3 hélices com o sentido do vetor força direcionado para cima.

Eles têm conquistado cada vez mais espaço na decoração – e por que não dizer na animação – das festas de Natal. Em 2021, o iFood levou 100 drones para shows de Natal no Parque do Ibirapuera.

Neste ano, foi a vez dos habitantes de Curitiba, Paraná, terem essa experiência. Além da árvore de Natal, os curitibanos puderam ver uma apresentação de drones luminosos. A apresentação única, que contou com 80 aeronaves, empolgou os espectadores.

Projeções de pisca-pisca

Os pisca-piscas são os itens mais procurados na época do Natal. Eles ficam dispostos nas janelas, em cima de lareiras, nas paredes e, claro, na árvore de Natal. Mas quem disse que o tradicional não pode se aliar ao moderno? Pensando nisso, foram desenvolvidos os projetos de pisca-pisca.

Através da técnica de videomapping, que projeta imagens em uma superfície de forma específica, é possível criar uma série de desenhos, de todos os formatos, cores e tamanhos.

Dá para fazer projeões que imitam as luzes do pisca-pisca ou até mesmo a exibição de uma cena mais completa na parede da sua casa ou na fachada do imóvel, deixando a vizinhança de queixo caído.

Decoração de LED

Não poderíamos falar de decoração tecnológica de Natal sem mencionar as tão famosas luzes de LED, não é mesmo? Mas, aqui, não falamos só do pisca-pisca, como também dos enfeites de árvore e dos pinheiros feitos com LED.

Além da decoração chamativa e lúdica, a decoração feita com a tecnologia é capaz de formar desenhos por meio de luzes, acionadas em controles remotos. Alguns modelos de fita LED permitem ajustes à distância. O controle do equipamento pode ser feito por meio de aplicativos compatíveis ou de assistentes virtuais, como Google Assistente e Alexa.

🟠 Veja também: Assistentes virtuais inteligentes: veja a comparação entre Google Assistente, Siri e Alexa

Bonecos robôs

Os enfeites de Natal podem ser minimalistas ou super tecnológicos, como é o caso dos robôs. Os bonecos dançantes podem ser encontrados em forma de Papai Noel, boneco de neve, duendes ou até mesmo árvores de Natal.

Você consegue comprar esses produtos de forma presencial, em lojas especializadas e redes varejistas, ou de forma online, em sites de departamento e de decoração de casa.

Smart TVS

Se você é um amante dos filmes de Natal, você vai adorar as inovações que vamos mostrar sobre as novas Smart TVs. Eles podem se conectar diretamente com a internet, permitindo o acesso rápido a aplicativos de vídeo e streaming.

Os acessórios para Smart TV também entram nessa lista que combina Natal e tecnologia. Imagine ligar sua TV com um soundbar de alta potência, espalhando o som das músicas animadas pela casa toda!

Alguns modelos de alto-falantes contam, também, com sistema surround Dolby Atmos, que disponibilizam uma experiência de som 3D e uma conectividade através de Wi-Fi, garantindo a versatilidade de conexão.

Smartphones 5G

Com a implementação do 5G no Brasil, os sistemas de banda larga sem fio evoluíram ainda mais, permitindo a conexão de milhares de usuários simultaneamente, com padrões altíssimos de velocidade.

Um aparelho compatível com o sinal permite que você faça ligações via internet para qualquer lugar do mundo, de forma segura e super rápida, diminuindo as barreiras da distância durante o Natal.

A tecnologia 5G tem impulsionado as vendas de seminovos. Através do modelo de mercado da Trocafone, é possível garantir um smartphone top de linha por um preço muito mais acessível.

Conclusão

Neste final de ano, combine Natal e tecnologia para registrar seus momentos mais felizes e para conversar com as pessoas que você ama que não podem estar presentes fisicamente. Aproveite e acesse nossas ofertas e garanta seu presente.

Caso queira conferir mais conteúdos como este, acesse a aba de Dicas do Blog da Trocafone. 🧡

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!