Para acertar na escolha de qualquer aparelho, o primeiro passo é pesquisar bastante – e não estamos falando só de preços. Na hora de comparar smartphone, você deve levar em consideração fatores que vão além da marca e do sistema operacional, 

O tamanho, por exemplo,  pode influenciar na sua experiência, dependendo de como você utiliza o smartphone. A maioria dos smartphones disponíveis atualmente têm dimensões que variam entre 5 e 7 polegadas, e é preciso ficar atento à resolução, pois quanto maior o monitor, melhor deve ser a tecnologia para que a imagem não fique pixelada. 

Fizemos uma lista com os principais pontos que devem ser observados antes finalizar sua compra. Quanto mais itens você levar em conta, maiores serão as chances de você ficar satisfeito. Vamos lá?

Conjunto de câmeras

A qualidade da câmera é medida em megapixels (MP). Por via de regra, quanto maior for esse valor, melhor será a nitidez da câmera e mais preciso será o foco.

Entretanto, a contagem de megapixels não é o único fator importante para gerar uma boa imagem, e é necessário levar em conta outro fator na hora de fazer a análise: a capacidade das lentes que fazem parte da câmera

Fundo azul celeste com mão feminina segurando um smartphone preto com a traseira virada para frente.

Os modelos mais atuais de smartphone dificilmente vão apresentar uma única lente traseira, e é por isso que costumamos considerar o conjunto de câmeras. 

A potência do zoom, por exemplo, é ligada à lente teleobjetiva, enquanto a ultrawide amplia o ângulo de visão. A lente angular e a macro são responsáveis pelo ângulo de captura e pela nitidez dos detalhes, respectivamente. 

A melhor câmera, portanto, é aquela que alia lentes potentes a um valor elevado de megapixels. De forma geral, as lentes acima de 50 MP são consideradas muito boas, mas o valor mínimo gira em torno de 12 MP para para a lente principal traseira e de 8 MP para a frontal. 

Tecnologia da tela

Existem diversos tipos de telas disponíveis no mercado, mas as principais marcas utilizam as tecnologias LCD, OLED ou AMOLED. A sigla LCD é a abreviação de Tela de Cristal Líquido. Mais comum em aparelhos básicos e intermediários,  ela emite luzes polarizadas, através de um filtro de cor. 

Por ter não muita profundidade, a tela LCD pode não oferecer uma imagem não nítida caso o usuário não esteja de frente para a tela, em um sofá em diagonal ou sentado no canto do cômodo. 

As telas OLED, por sua vez, emitem luz própria quando há corrente elétrica, o que permite que as telas sejam mais finas. Apesar de ter uma base parecida com a da OLED, a AMOLED tem uma sensibilidade maior ao toque, o que é especialmente importante para os celulares touch.  

É possível encontrar diversas variações dessas tecnologias. A Samsung, por exemplo, desenvolveu a tecnologia Super AMOLED, desenvolvida pela Samsung para aparelhos de ponta. Em termos de tecnologia, quanto mais sensíveis forem os recursos da tela, melhor é a qualidade da imagem. As telas LCD são mais baratas, mas, por outro lado, oferecem menos precisão.

Processador

O processador é um dos principais componentes do smartphone. É ele quem recebe as informações passadas pelo sistema operacional e repassa as instruções para os aplicativos do aparelho. 

Além de fazer todos os cálculos do celular, ele também realiza tarefas complexas, como rodar gráficos e jogos. Por ser de extrema importância, é fundamental prestar atenção no processador quando for comparar smartphones. 

Os chipsets mais avançados apresentam maior eficiência e menor chance de erros, mesmo com o passar do tempo. Para fazer essa avaliação, observe a quantidade de núcleos, medida em “core”, e na velocidade em GHz. 

Vamos mostrar uma análise prática: o quad-core, com quatro núcleos, tem um desempenho inferior ao do octa-core, que tem oito núcleos. Em termos de velocidade, um aparelho de 3,2 GHz consegue executar ações de forma mais rápida do que um de 2,8 GHz. 

Capacidade da bateria

Atualmente, usamos o celular para quase tudo: trabalhar, conversar, saber da previsão do tempo, pedir um carro de aplicativo, consultar a agenda. Não dá para ficar sem bateria na metade do dia, né? Você pode evitar esse transtorno se, na hora de comparar smartphone, você considerar a capacidade da bateria. A medida dessa capacidade é feita em miliampère-hora (mAh), e quanto maior for o índice, maior é sua autonomia.

Mão esquerda masculina colocando um carregador branco em uma tomada de parede branca. Na mão direita, ele segura um aparelho celular.

A melhor bateria, portanto, é aquela que apresenta maior amperagem. O ideal, para os padrões atuais de uso básico do aparelho, é que o seu smartphone tenha, no mínimo, 4.000 mAh. 

Mas caso você utilize o seu celular para fazer chamadas de vídeos constantes ou para rodar arquivos pesados, invista em um modelo com capacidades maiores. Até agora, o telefone mais potente nesse sentido é o Samsung M62, que  traz 7.000 mAh.

Memória RAM e armazenamento

A memória RAM funciona como uma espécie de HD do aparelho, armazenando diversos dados do sistema. Os modelos básicos costumam ter entre 2GB e 4GB, e os intermediários chegam a até 8GB. 

As capacidades maiores permitem que os aplicativos mais pesados e os smartphones mais modernos executem suas tarefas simultâneas com mais facilidade. 

Como, hoje em dia, nossos celulares ficam cheios de fotos, vídeos e aplicativos, o mais indicado é investir em um aparelho com memória RAM de pelo menos 4GB. Para quem usa muito o aparelho para jogos, sugerimos os modelos de 8GB RAM. 

Muita gente confunde memória RAM com capacidade de armazenamento, e é por isso que trouxemos os dois pontos juntos. Enquanto a RAM é responsável pelo desempenho do processador, o armazenamento está ligado às informações e arquivos que o usuário insere no telefone. 

Podem ser encontrados aparelhos com armazenamento de 16GB, 32GB, 64GB, 128GB, 256GB, 512GB e 1TB, mas indicamos que você compre um modelo de, pelo menos, 64GB.

Enquanto muitos aparelhos Android contam com a opção de expandir o armazenamento com cartão de memória, os iOS não são expansíveis. 

Recursos extras

Dentre os recursos extras mais procurados estão leitor de impressão digital, reconhecimento facial, porta USB-C, Bluetooth 5.0 ou superior e certificação à prova d’água

Vale lembrar que os aparelhos com certificado para contato com água, como os IP67 e IP68, não são 100% resistentes ao contato com o líquido. Eles são apenas reforçados para diminuir os danos em caso de acidentes. 

Outro ponto que muitos usuários levam em conta, apesar de não interferir no desempenho do smartphone, é a cor. Muitas pessoas usam o celular como um item de moda e, nesse caso, vale a pena procurar a cor que mais lhe agrada. 

Depois de levar em consideração todos esses itens que mencionamos anteriormente para comparar smartphone, você vai poder avaliar qual é o melhor custo-benefício. E você vai perceber: o seu aparelho ideal está na Trocafone. Acesse nosso site e garanta o seu smartphone! 

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!