Você certamente já leu em algum lugar ou ao menos ouviu falar sobre a pegada de carbono. Mas, afinal, o que é pegada de carbono e por que tanto se fala sobre isso?

Separamos, neste guia completo, as principais informações sobre o assunto e algumas dicas que podem ajudar na redução da pegada de carbono e a promover um consumo mais consciente. Então, separe o bloco de notas e vamos à leitura!

O que é pegada de carbono?

Pegada de carbono é a quantidade total de gases de efeito estufa que são emitidos por meio de atividades humanas ou de determinados produtos, serviços, empresas ou eventos. Ela funciona como um indicador que avalia o impacto de gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O)  que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

A pegada de carbono é normalmente expressa em toneladas métricas de CO2 equivalente (tCO2e), que é uma unidade usada para comparar o risco que os gases de efeito estufa oferecem para o aquecimento global em relação ao dióxido de carbono.

Dentre as principais atividades que contribuem para a pegada de carbono, podemos citar:

  • Consumo de produtos e serviços: a fabricação, transporte e descarte de produtos que envolvem emissões de gases de efeito estufa em todo o ciclo de vida;
  • Resíduos: emissões resultantes do gerenciamento de resíduos, especialmente em aterros sanitários onde o lixo se decompõe e produz metano;
  • Uso de energia: emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis para geração de eletricidade, aquecimento, resfriamento e transporte;
  • Transporte: emissões provenientes de carros, caminhões, aviões, navios e outros meios de transporte;
  • Agricultura: emissões de metano de animais, emissões de óxido nitroso do uso de fertilizantes e atividades agrícolas;
  • Desmatamento: queima de florestas e mudanças no uso da terra que liberam carbono armazenado na vegetação.

💡 Saiba mais: Consumo consciente: bate papo com especialista Marcus Nakagawa

Qual é a importância da pegada de carbono?

A pegada de carbono é importante, acima de tudo, para a compreensão dos impactos das atividades humanas no clima e no meio ambiente. Além disso, é por meio desses estudos que é possível identificar ações que podem contribuir para a redução da pegada de carbono e promover um estilo de vida mais consciente e ecológico.

Considerando que a pegada de carbono está diretamente relacionada com as mudanças climáticas e o aquecimento global, ter consciência do seu impacto é de grande importância para o desenvolvimento de ações sustentáveis e de um consumo mais inteligente.

Quais são os impactos da pegada de carbono?

A pegada de carbono está relacionada aos principais desafios ambientais e sociais enfrentados pela humanidade. Por isso, ela exige esforços globais para reduzir as emissões e mitigar os impactos negativos sobre o planeta e suas populações.

Aqui estão alguns dos principais impactos associados à pegada de carbono:

  • Aquecimento global: as emissões de gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global ao aumentar a concentração desses gases na atmosfera. Isso leva a um aumento da temperatura média da Terra, causando derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e mudanças nos padrões climáticos.
  • Mudanças climáticas: o aquecimento global resultante das emissões de carbono é um dos principais agentes das mudanças climáticas. Isso pode levar a eventos climáticos extremos, como tempestades mais intensas, secas prolongadas, ondas de calor e inundações;
  • Derretimento do gelo e elevação do nível do mar: o aumento das temperaturas provoca o  derretimento de geleiras e calotas polares, contribuindo para o aumento do nível do mar. Isso ameaça comunidades costeiras, habitats naturais e infraestruturas urbanas;
  • Acidificação dos oceanos: parte do dióxido de carbono liberado na atmosfera é absorvido pelos oceanos, levando à acidificação dos oceanos. Isso prejudica os ecossistemas marinhos, afetando a vida marinha, como recifes de coral, por exemplo;
  • Perda de biodiversidade: as mudanças climáticas causadas pelo aumento das emissões de carbono podem perturbar os ecossistemas e levar à perda de biodiversidade, já que muitas espécies podem não ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições climáticas;
  • Segurança alimentar e hídrica: mudanças climáticas podem afetar a produção de alimentos e a disponibilidade de água, impactando a segurança alimentar e hídrica de comunidades ao redor do mundo;
  • Deslocamento de populações: eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e tempestades mais intensas, podem levar ao deslocamento forçado de populações inteiras, causando migrações em massa e desafios humanitários;
  • Saúde humana: as mudanças climáticas podem afetar a saúde humana através do aumento de doenças transmitidas por vetores, como malária e dengue, bem como agravar problemas respiratórios devido à poluição do ar.

💡 Saiba mais: Economia verde: como funciona na prática?

Como reduzir a pegada de carbono?

Existem várias maneiras de reduzir a pegada de carbono e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. Aqui estão algumas iniciativas simples e cotidianas que você pode aderir:

1. Economizar energia

O uso consciente de energia elétrica pode ajudar na redução da pegada de carbono e promover um consumo mais econômico. Nesse contexto, algumas práticas recomendadas são o uso de lâmpadas LED de baixo consumo de energia, desligar os dispositivos eletrônicos quando não estiverem em uso, utilizar aparelhos elétricos eficientes em termos energéticos, melhorar o isolamento da sua casa para reduzir a necessidade de aquecimento ou resfriamento por meio de aparelhos eletrônicos, entre outros.

2. Promover a mobilidade sustentável

Ações simples como usar o transporte público, bicicleta ou caminhar sempre que possível também ajudam a reduzir a pegada de carbono. Bem como optar por carros elétricos ou híbridos de baixa emissão e dividir viagens com colegas ou amigos para reduzir o número de veículos na estrada.

3. Reduzir o consumo de produtos de origem animal

Outra forma de ajudar na redução da pegada de carbono é diminuir o consumo de carne e laticínios, cuja produção contribui com a emissão de gases e poluentes. Portanto, optar por alternativas vegetais em sua dieta é uma forma de contribuir com o meio-ambiente e ter uma alimentação mais balanceada.

4. Consuma de forma consciente

Evite comprar mais do que o necessário e reduza o desperdício evitando produtos descartáveis. Além disso, reutilize itens sempre que possível, procure reciclar materiais como papel, vidro e plástico de forma adequada e opte por produtos com certificações ambientais ou selos que indiquem práticas sustentáveis de fabricação.

5. Compartilhe informações

Converse e promova o conhecimento sobre a importância da redução da pegada de carbono com amigos, familiares e colegas. A informação tem um grande valor e o poder de modificar a sociedade, começando em pequenas ações.

6. Opte por produtos seminovos

Uma das principais práticas de consumo consciente é a compra de produtos seminovos. Desde roupas a eletrônicos, hoje, existem empresas, como a Trocafone, que promovem esse tipo de consumo, garantindo, além do impacto ambiental, mais economia e acessibilidade.

💡 Saiba mais: 5 ações sustentáveis para o seu negócio

Como celulares seminovos podem diminuir a pegada de carbono?

A compra e venda de celulares seminovos já é uma prática comum entre os brasileiros. Em 2021, o mercado de celulares usados cresceu 29% na América Latina, o que representa quase o dobro da média mundial, segundo dados divulgados pela consultoria internacional Counterpoint. 

Esse modelo de consumo, além de promover uma economia rotativa e ecológica, oferece mais acessibilidade e economia na compra de smartphones, que são produtos que ocupam o topo da lista de desejos dos consumidores brasileiros.

No entanto, não é só no bolso do consumidor que essa prática tem impactos positivos. Celulares seminovos podem desempenhar um papel importante na redução da pegada de carbono devido a vários fatores. 

Conheça os principais:

1. Reutilização de dispositivos

A fabricação de eletrônicos consome muita energia e recursos naturais, além de produzir emissões de carbono. Reutilizar um dispositivo existente ajuda a evitar esses impactos ambientais.

2. Redução de resíduos eletrônicos

A produção de dispositivos eletrônicos gera uma quantidade significativa de resíduos de alto impacto ambiental. Ao comprar celulares seminovos, você está estendendo a vida útil desses dispositivos e reduzindo a quantidade de lixo eletrônico.

3. Economia de recursos naturais

A fabricação de eletrônicos requer a extração de metais e minerais preciosos. Ao reutilizar dispositivos seminovos, você contribui para a economia desses recursos valiosos, que muitas vezes são extraídos de maneiras anti-ecológicas.

4. Estímulo à economia circular

Optar por celulares seminovos faz parte de uma abordagem de economia circular, na qual os produtos são projetados para serem reutilizados e reciclados. Isso promove um ciclo mais sustentável de consumo e produção.

5. Conscientização ambiental 

A compra e o uso de dispositivos seminovos também podem ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade e do consumo responsável. Isso ajuda a promover o consumo consciente e a prolongar a vida útil dos produtos.

Portanto, ao escolher celulares seminovos em vez de novos, você está contribuindo para a redução do impacto ambiental geral associado à indústria de eletrônicos e para a diminuição da pegada de carbono.

Quais são as vantagens de usar um celular seminovo?

Além de reduzir a pegada de carbono e promover o consumo consciente, optar por celulares seminovos também oferece alguns benefícios, como:

  • Redução de custos: celulares seminovos geralmente são mais acessíveis do que dispositivos novos. Isso permite que você economize dinheiro na compra inicial e possa ter acesso a recursos e funcionalidades de smartphones a um preço mais baixo;
  • Mesmo desempenho: celulares seminovos muitas vezes têm desempenho semelhante aos modelos mais recentes. Isso permite que você aproveite a funcionalidade de um smartphone moderno sem gastar tanto quanto gastaria com um dispositivo novo;
  • Variedade de modelos e opções: optar por celulares seminovos permite que você escolha entre uma ampla variedade de modelos e marcas, incluindo edições mais antigas que muitas vezes saíram de linha;
  • Opção para conhecer plataformas diferentes: se você está curioso para experimentar um sistema operacional diferente ou um modelo de smartphone específico, comprar um celular seminovo pode ser uma maneira econômica de experimentar sem se comprometer totalmente.

💡 Saiba mais: Celulares seminovos: como avaliar a qualidade dos aparelhos?

Conclusão

Em resumo, além das práticas que listamos acima, usar celulares seminovos é uma maneira prática e ecologicamente responsável de ter acesso à tecnologia moderna enquanto reduz a pegada de carbono e economiza dinheiro.

Lembre-se de que as ações individuais podem fazer uma diferença significativa, mas também é importante pressionar por mudanças sistêmicas e políticas em níveis mais amplos para alcançar reduções significativas nas emissões de carbono a nível global.

Acesse a aba de sustentabilidade no Blog da Trocafone e confira todos os conteúdos relacionados à tecnologia aliada à preservação da natureza.