Se você curte ouvir suas músicas pelo Spotify e quer conhecer mais sobre seu próprio estilo, temos uma dica: faça sua retrospectiva Spotify 2022 agora e compartilhe com os amigos!  

Coloca o fone de ouvido, escolha uma boa playlist e leia o nosso conteúdo completíssimo sobre como acompanhar a tendência do mundo da música. 

Os recursos do Spotify Wrapped 2022

A plataforma, neste final de ano, trouxe o especial Spotify Wrapped 2022, uma espécie de resumo de tudo o que o usuário ouviu nos últimos meses, incluindo informações como o artista preferido, as músicas mais tocadas, os gêneros favoritos e os podcasts mais acessados. 

Essa retrospectiva, chamada de “Personalidade Sonora“, em potuguês, trouxe novidades em relação às edições anteriores, como a produção de uma playlist exclusiva para cada usuário. Cada um pode adicionar a lista personalizada, que recebe o nome de “O teu top de 2022”, na biblioteca e acessá-la sempre que quiser. 

De acordo com a classificação do Spotify, existem 16 perfis de escuta, cada um com suas características particulares.

Print da tela "Minha personalidade Sonora", no app do Spotify.
Print da tela “Minha personalidade Sonora”, no app do Spotify.

Em 2022, a ferramenta também disponibilizou o recurso “Mensagens dos artistas”, na página inicial do app, em que os fãs conseguem ver recados e agradecimentos de seus artistas preferidos. Outro recurso é o Audio Day, ou “Seu Dia em Áudio”, que apresenta as variações de estilo musical do consumidor ao longo do dia

Todas as informações da retrospectiva Spotify são apresentadas em formatos compatíveis para as redes sociais, especialmente o Instagram. O aplicativo incentiva que as pessoas compartilhem suas listas no Story e interajam com outros usuários. 

Como fazer a retrospectiva Spotify 

Antes de mostrarmos o passo a passo de como ver a retrospectiva Spotify, precisamos lembrar que as novas funcionalidades só conseguem atuar nas versões atualizadas. Tanto nos aparelhos Android como nos iOS, o aplicativo deve ser o 8.7.78 ou superior, sempre dentro da plataforma. 

O Spotify Wrapped 2022 retrospectiva não é exibido no navegador do computador. Então, abra o app no seu smartphone ou no tablet e siga as seguintes instruções:

  1. Com o aplicativo aberto, clique no banner “Sua Retrospectiva 2022 tá on” ou “Retrospectiva 2022;
  2. Automaticamente, o Spotify vai gerar imagens, em formato de stories do Instagram, com os principais detalhes sobre seu ano musical: artistas, músicas e podcasts mais ouvidos; 
  3. Depois de exibidas todas as informações do resumo, é possível compartilhar os dados em outras dimensões, compatíveis com Whatsapp, Facebook, Tik Tok, Twitter ou até mesmo mensagem de SMS. 

O usuário pode, também, baixar a retrospectiva no celular e salvá-la na galeria. É interessante guardar esses registros para comparar com outros anos e ver como o gosto musical muda – ou não – com o tempo. 

Os álbuns e os artistas mais ouvidos de 2022

Com mais de 456 milhões de ouvintes em todo o mundo, o pódio das faixas e dos artistas mais ouvidos do ano oscila, de acordo com o país. O aplicativo mostrou alguns dados, de acordo com as particularidades de cada região, mas também apresentou um panorama geral. Veja os top 5 nas principais categorias: 

Artistas mais escutados no mundo

  1. Bad Bunny – mais de 18,3 bilhões de streams;
  2. Taylor Swift;
  3. Drake;
  4. The Weeknd;
  5. BTS;

Músicas mais ouvidas no mundo 

  1. As It Was – Harry Styles, com 1,5 bilhão de streams;
  2. Heat Waves – Glass Animals;
  3. STAY – The Kid LAROI feat Justin Bieber; 
  4. Me Porto Bonito – Bad Bunny; 
  5. Tití Me Preguntó- Bad Bunny; 

 Álbuns mais acessados no mundo

  1.  Un Verano Sin Ti – Bad Bunny;
  2. Harry’s House – Harry Styles;
  3. SOUR – Olivia Rodrigo;
  4. = – Ed Sheeran;
  5. Planet Her – Doja Cat; 

Os podcasts que mais fizeram sucesso no Brasil

  1. Podpah;
  2. A Mulher da Casa Abandonada;
  3. Mano a Mano;
  4. Café da Manhã;
  5. Psicologia na Prática; 

Artistas mais escutados no Brasil 

  1. Marília Mendonça;
  2. Henrique & Juliano;
  3. Jorge & Mateus;
  4. Gusttavo Lima;
  5. Maiara & Maraisa;

Músicas mais ouvidas no Brasil

  1. Mal Feito . Ao Vivo – Hugo & Guilherme;
  2. Malvadão 3 – por Xamã;
  3. Vai Lá Em Casa Hoje – George Henrique & Rodrigo;
  4. Molhando o Volante – por Jorge & Mateus;
  5. Dançarina –  Pedro Sampaio;

Quais dessas faixas apareceram na sua retrospectiva Spotify 2022? Conta para a gente que foi seu Artista #1! Fique sempre ligado no nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre tecnologia e das melhores dicas para aproveitar as funcionalidades dos seus aparelhos.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!