A partir deste ano, o WhatsApp deixará de funcionar nos sistemas operacionais mais antigos. Isso significa que se você usa o mensageiro com frequência, vai precisar de outro smartphone.

Contando com mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo, a justificativa informada foi que o aplicativo passará a se dedicar às plataformas móveis utilizadas pela maior parte das pessoas.

O app de mensagens mais famoso do mundo anunciou a mudança pela primeira vez em fevereiro de 2016, afirmando que, apesar de as plataformas mais antigas terem desempenhado um papel importante na história do WhatsApp, elas não são capazes de se expandirem para acomodar as funções do mensageiro no futuro e, por isso, deixarão de executá-lo.

Incompatibilidade de plataformas

O WhatsApp deixará de ser compatível com as plataformas:

Windows Phone 7
Android 2.1 e 2.2 (utilizados em aparelhos da Samsung e outras marcas)
iPhone 3GS/iOS 6

Os sistemas operacionais dos aparelhos Nokia S40, Nokia Symbian S60, BlackBerry e BlackBerry 10 serão compatíveis até 30/06/2017.

A recomendação do app é que aqueles que ainda possuem smartphones nos modelos ou sistemas operacionais citados acima, deverão substituí-los por modelos Android, iPhone ou Windows Phone mais recentes para que não deixem de utilizar o mensageiro.

Evolução

Em 2009, quando o WhatsApp surgiu, aproximadamente 70% dos smartphones ativos usavam o sistema operacional do BlackBerry e da Nokia. No entanto, os sistemas operacionais destes aparelhos não são mais atualizados por suas companhias.

Evolução Whatsapp

O cenário sofreu uma evolução e, hoje, quase que a totalidade dos smartphones vendidos operam em sistemas oferecidos pela Apple (iPhone), Google (Samsung, Motorola, entre outros) e Microsoft (Windows Phone).

Aproveite para começar o ano com um celular novo ou um aparelho seminovo oferecido pela Trocafone!