Pessoas que moram longe dos amigos e parentes, empresas internacionais e profissionais que fazem home office são apenas alguns dos grupos que fazem parte dos adeptos do aplicativo Skype. 

Com funcionalidades avançadas e boa estabilidade de conexão, a ferramenta permite o acesso dos usuários a diversas aplicações. E o melhor: a maioria delas pode ser utilizada de forma gratuita! Continue a leitura para saber quais são as novidades da plataforma. 

Como funciona o aplicativo Skype

O Skype é uma das redes sociais mais utilizadas por quem precisa fazer videoconferências, transferências de arquivos e ligações de voz. A ferramenta, criada pela Microsoft, conta com versões para computadores, tablets, iPads, e celulares, tanto em aparelhos iOS como em Androids. 

Apesar de o número do telefone ser usado para o cadastramento no programa, a conexão entre os usuários não é feita através deste número, mas, sim, de um nome de usuário único, criado no momento da criação da conta no Skype. 

Com esse login, a pessoa consegue trocar mensagens, fazer videoconferências e reuniões com até 50 pessoas na mesma sala. Em todas essas categorias, o usuário pode escolher se deseja aparecer disponível para seus contatos ou se prefere ficar “invisível” no status. 

Além das mensagens e das chamadas de vídeo online, a plataforma também oferece a função VoIP, que permite a realização de ligações de dentro do aplicativo para um telefone comum, seja ele fixo ou móvel. A pessoa que for receber o telefonema não precisa estar conectada à internet, mas quem for ligar pelo Skype, sim. 

Caso você ainda não tenha uma conta, mas queira ter acesso às ferramentas, abra o seu computador ou uma aba no seu celular e siga os passos abaixo: 

  1. Entre na página https://login.skype.com/join;
Printscreen da tela do site do Skype, na aba de "criar conta"

  1. Para criar sua conta no Skype, digite seu número de telefone, com o código do país e o DDD. Não se esqueça de verificar se o celular, que fica na área que demarcamos de laranja, está correto. Se preferir, utilize um endereço de e-mail;
Printscreen da tela do site do Skype, na aba de "criar senha"

  1. Se você já tiver uma conta Microsoft, a própria página indicará que já existe um cadastro. Nessa condição, você pode tentar entrar com suas credenciais do Outlook ou, se não lembrar o nome de usuário, clicar em “recupere-o agora”;
Printscreen da tela do site do Skype, na aba de "você já pode ter uma conta"
  1. Voltando à hipótese de você não ter, ainda, uma conta no Skype, depois de colocar seu  defina uma senha. Ela será utilizada para você entrar no aplicativo, então pense em uma chave de segurança forte, que não tenha sequências numéricas e nem combinações óbvias; 

    Em computadores mais novos, que possuem Windows 10 ou superior, o Skype já costuma vir pré-instalado de fábrica. Em versões mais antigas, com Windows 7 ou Windows 8, é recomendada a utilização do Skype for Windows Desktop.

    Para baixar o aplicativo Skype no seu smartphone, entre no App Store ou no Google Play e faça o mesmo caminho que acabamos de mostrar. É interessante ressaltar que é possível fazer login em múltiplos aparelhos ao mesmo tempo, então pode baixar o app e continuar usando a ferramenta instalada no computador ou no Skype Web

    As novidades da plataforma

    Quem usa tecnologia no dia a dia sabe que as funcionalidades podem ser uma “mão na roda”. Como já mostramos anteriormente, o Skype permite a realização de ligações via internet para telefones convencionais, sejam eles fixos ou de telefonia móvel. 

    Na versão paga, o serviço de ligação já está incluído no pacote. Mas quem tiver o Skype gratuito e quiser utilizar a ferramenta, é possível fazer recargas para ter acesso ao discador. Confira, a seguir, outros mecanismos apresentados pelo aplicativo. 

    Votação 

    O chat apresenta várias funcionalidades já conhecidas por quem usa aplicativos de mensagem, como compartilhamento de imagens, vídeos e emojis. A função de votação é parecida com a das enquetes do Whatsapp. Nela, os usuários conseguem criar votações diretamente nos bate-papos ou nas conversas em grupo. 

    Apesar de esses votos não serem criptografados de ponta a ponta, o chat pode ficar ainda mais seguro ao acionar a opção “Iniciar uma conversa privada”, que aparece ao clicar em cima do nome do contato com quem o usuário está conversando. 

    Novo layout

    O Skype já começou a liberar novos layouts, com cabeçalhos coloridos e adaptados aos modos escuro e claro da tela. A proposta é que os temas tenham mais contraste para ajudar na acessibilidade dos usuários com baixa visão. 

    Nos dispositivos móveis, as interações receberam melhorias, e o layout das chamadas de vídeo são ajustados de forma automática, de acordo com a quantidade de participantes. 

    Today

    O Today é um guia da Microsoft que apresenta aos usuários as principais notícias do dia. Sempre utilizando fontes confiáveis, o aplicativo possibilita o compartilhamento dos conteúdos dentro do próprio Skype. 

    Usando algoritmos e ferramentas de busca, a pessoa pode escolher os temas que mais lhe interessam. Assim, o Today fica cada vez mais personalizado. 

    Conversa Traduzida

    O recurso, chamado Conversa Traduzida, utiliza Inteligência Artificial para auxiliar usuários que precisam conversar em outros idiomas dentro da plataforma com uma segunda pessoa. 

    A funcionalidade já era usada de outras formas, mas uma das principais novidades do aplicativo Skype é a possibilidade de traduzir conversas em tempo real com a própria voz da pessoa

    Para ativar o serviço, o contato deve aceitar sua utilização. Depois da autorização, o usuário pode começar a dizer suas frases. A Inteligência Artificial vai interpretá-las, traduzi-las e repeti-las em outro idioma, com uma voz que simula o tom de quem acabou de falar. Por enquanto, a Conversa Traduzida foi liberada em francês, alemão, espanhol, inglês e chinês, mas não se preocupe, pois vamos te contar assim que o aplicativo Skype lançar a versão para português! Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades.

    Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!