Com o crescimento exponencial da população, a urgência de se pensar em um mundo mais sustentável se mostra ainda mais evidente. Mais do que tratar do assunto como uma simples tendência, é entender a consolidação das novas estruturas de consumo e de mercado – e é aí que entra o chamado “emprego verde”. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) projetam que, até 2023, a América Latina tem potencial para gerar 15 milhões de empregos verdes, quase metade deles apenas no nosso país. 

A média global de empresas ligadas a essa ideia verde é de 18%, e aproximadamente 20% das startups brasileiras já têm essa preocupação com o quadro de funcionários. Com isso, o Brasil passa na frente de países desenvolvidos, como Alemanha, Dinamarca e França no ranking de trabalhos sustentáveis. 

O Brasil tem um bom desempenho quando o assunto é emprego verde, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Veja, a seguir, o que é emprego verde, qual sua importância e como você pode se preparar para essa nova forma de trabalho

O que é emprego verde

Grupo de empresários multiétnicos discutindo sobre estratégia financeira, energia renovável, projeto de inovação sustentável e questões econômicas ambientais - negócios, conceito de estilo de vida interracial de sustentabilidade

Os empregos verdes tradicionais são aqueles que exigem conhecimento específico em questões ambientais, como é o caso dos ecologistas, dos desenvolvedores de placas solares e dos gerentes de sustentabilidade

Mas, atualmente, as vagas ligadas diretamente à sustentabilidade e a empresas sustentáveis, como a Trocafone, não são as únicas que consideram importante que o candidato tenha competências ligadas ao atendimento das necessidades ecológicas de um negócio.   

Vagas direcionadas para  representante de vendas, Manager Facilities ou até mesmo para equipes de marketing têm considerado a presença de habilidades específicas como um grande diferencial. Esse conjunto de competências é chamado de green skills. 

A expressão “green skills”, que pode ser traduzida para o português como “habilidades verdes”, é relativa a competências que impulsionam a transição dos modelos de negócio atuais para o modelo verde

São essas aptidões que fazem a relação entre economia e meio ambiente ser mais sustentável, abrindo caminho para um enfrentamento mais consciente às ameaças climáticas. 

Exemplos de green skills

Agora que já mostramos o que significa emprego verde e como as green skills são aplicadas nesse modelo de trabalho, vamos mostrar alguns exemplos práticos para que você entenda melhor quais são essas habilidades verdes. São elas: 

  • Conhecimentos científicos, como biologia e física;
  • Competências técnicas ou de engenharia – especialmente nos setores de criação de projetos, construção e avaliação de tecnologia
  • Capacidade para fazer monitoramentos completos, cumprindo aspectos técnicos e legais relacionados à sustentabilidade
  • Habilidades para gerir operações, englobando a criação e a entrega de produtos e de serviços; 

Se você ainda não possui nenhuma dessas técnicas, não se preocupe! Ainda dá tempo de investir na sua capacitação, como mostraremos a seguir. 

Como impulsionar as habilidades verdes

Pessoas de negócios Unindo quebra-cabeça

Uma pesquisa realizada pelo Global Green Skills Report 2022 e divulgada pelo LinkedIn mostrou que as ofertas de emprego que levam as habilidades verdes em consideração cresceram 8% ao ano nos últimos cinco anos.

Em 2022, cerca de 10% dos anúncios de vagas feitos na plataforma exigiam pelo menos uma habilidade verde dos candidatos a diversos cargos, como arquitetos, advogados, designers e economistas. 

Por outro lado, o mesmo estudo apontou que o aumento dos chamados “talentos verdes” cresceu apenas 6%, fazendo com que a demanda pelas green skills seja maior do que a oferta de profissionais capacitados para entrar nesse mercado. 

Mas como fazer essa “requalificação” de pessoas que já são super capacitadas, mas que precisam adquirir outros domínios? Separamos 3 passos básicos para você impulsionar suas técnicas verdes: 

  1. Estude e pesquise sobre o universo ESG. Baseado em três pilares – ambiental, social e governança –  ele coloca os aspectos sustentáveis como prioridade em diversos âmbitos da sociedade, ajudando nas tomadas de decisão na hora das mudanças para uma empresa mais sustentável; 
  2. Busque novos caminhos, questione e tenha interesse em aprender sobre os empregos verdes. Pode parecer uma dica óbvia, mas muita gente acaba deixando os estudos de lado por falta de motivação; 
  3. Não deixe de trabalhar suas competências socioemocionais: as chamadas soft skills, relacionadas à comunicação, relacionamento interpessoal e capacidade para resolução de conflitos, é uma grande aliada no desenvolvimento das green skills. 

Mas não se esqueça: antes de buscar qualificação para atender a essa necessidade crescente, é preciso construir uma carreira alinhada com os propósitos sustentáveis – o que vai além de entender as carências de cada área específica.

Aliando os conhecimentos que você adquiriu neste conteúdo sobre emprego verde com outras questões que abordamos na aba Sustentabilidade no blog da Trocafone você vai longe!

Melhor para o seu bolso e para o planeta!