Trocas de textos, ligação por vídeo ou áudio, envio de fotos e de imagens interativas…todas essas funções estão disponíveis nos principais aplicativos de mensagem. Então como saber qual deles é o melhor? Neste conteúdo, vamos te mostrar como escolher entre Telegram ou Whatsapp, baseado nas características de cada um. Confira. 

Telegram ou WhatsApp: qual a melhor escolha?

Temos, aqui, um duelo de gigantes. De um lado, temos o WhatsApp, da empresa Meta; do outro, está o Telegram, fundado por Pavel Durov, conhecido como o “Zuckerberg russo”.

Eles são os aplicativos de mensagem mais acessados da internet, e esse sucesso não é à toa. Os dois possuem funcionalidades muito úteis no dia a dia, podendo ser acessadas de forma rápida e fácil, sem ter que desembolsar nenhum valor. 

A partir de agora, vamos mostrar o que os apps têm de semelhante e quais são os pontos que fazem que cada um seja produto único, com seus diferenciais e pontos positivos. 

Disponibilidade

Tanto o Telegram quanto o WhatsApp são disponibilizados gratuitamente em aparelhos móveis Android e iOS e em computadores Windows e MacOS. Para acessar as versões web, é preciso que o usuário autorize a conexão através do dispositivo móvel. 

Printscreen das versões web do Telegram e do Whatsapp.

A instalação, a configuração e o uso são semelhantes, e o primeiro acesso é feito por meio de um código enviado por SMS para o smartphone cadastrado. 

Apesar de ambos serem bastante acessíveis, muitos usuários acreditam que o WhatsApp é mais leve para ser baixado pelo celular, aumentando ainda mais o sucesso do aplicativo. 

Segundo a própria empresa, são mais de 2 bilhões de pessoas conectadas em mais de 180 países. O Telegram, por sua vez, conta com aproximadamente 700 milhões de inscritos no mundo todo. 

Usabilidade 

Quando falamos em usabilidade, estamos nos referindo à facilidade com que os usuários de uma determinada ferramenta lidam com ela, de acordo com seu objetivo. Para que essa interface entre pessoa e máquina seja prática, é preciso que o aplicativo, o website ou o programa de computador seja simples e intuitivo

Em alguns aspectos desse ponto, os dois apps que estamos comparando aqui são parecidos. O WhatsApp e o Telegram apresentam janelas de conversas com possibilidade de realizar ligações, de enviar mensagens e mídias, de forma online. 

Eles também dispõem os chats com a mesma organização, com os textos mais recentes no topo e com os mais antigos um embaixo do outro.

Na ferramenta do WhatsApp, os novos contatos podem ser visualizados no ícone de agenda, dentro do próprio app. Por outro lado, no Telegram, essa lista fica disponível já na tela principal. 

Printscreen da aba de contatos do Telegram e do Whatsapp.

Em relação ao acesso às chamadas, a lógica é invertida. Enquanto no WhatsApp o telefone fica visível na tela da conversa, no Telegram é preciso abrir o menu do aplicativo para realizar uma ligação.  

Privacidade e segurança

A privacidade e a segurança são dois dos fatores mais importantes na hora de baixar um aplicativo. O WhatsApp e o Telegram oferecem, por exemplo, as opções de desbloqueio do app por impressão digital e de alteração da exibição dos status online e visto por último. 

Em relação ao suporte da empresa, o Telegram e o Whatsapp contam com um suporte externo e com um atendimento pelo aplicativo para tirar dúvidas sobre a plataforma, solicitar modificações ou denunciar fraudes – mas o Whatsapp apresenta maior agilidade para resolução das questões. 

Printscreen da aba de ajuda do Telegram e do Whatsapp.

Isso mostra que, mesmo com semelhanças, os dois aplicativos apresentam algumas diferenças e configurações específicas, como mostraremos agora: 

Configurações do Telegram

  • Oportunidade de criar chats secretos, através de convite para um bate-papo protegido por criptografia de ponta-a-ponta. As mensagens não podem ser encaminhadas, sendo destruídas automaticamente após o tempo pré-estabelecido pelo criador da conversa;  
  • Possibilidade de ocultar o número de telefone de outras pessoas em grupos, para que outros participantes não tenham acesso ao contato;
  • Opção de adicionar exceções para a última opção de privacidade;

Configurações do WhatsApp

  • Ferramenta de verificação em duas etapas;
  • Criptografia de ponta-a-ponta em todos os chats; 
  • Mensagens temporárias, que permitem que o usuário define um tempo para que as mensagens possam ser apagadas;

No Telegram, não existe a opção de desativar a confirmação de leitura, e os dois tiques coloridos significam que o destinatário leu a mensagem. Em contrapartida, é possível desativar essa comprovação no Whatsapp. Nele, os dois tiques cinzas na mensagem indicam que ela foi recebida, enquanto os dois traços azuis mostram que ela foi lida. 

Como aproveitar as ferramentas

Dentre as funcionalidades mais interessantes do Telegram estão a sincronização de diversos dispositivos na mesma conta, a criação de grupos com quantidades enormes de usuários, podendo chegar a até 200 mil, e as contas públicas não possuem um limite máximo. 

O WhatsApp  permite apenas a conexão com um smartphone e a criação de grupos com no máximo 5 mil componentes. Para quem quer fazer chamadas com mais gente, o Telegram também leva vantagem, permitindo até 32 pessoas conectadas em chamada de vídeo e um ilimitado para voz, contra 8 do WhatsApp para vídeo e 32 para ligação.

Como podemos perceber, o Telegram é muito útil para quem precisa fazer um grande número de conexões. Em compensação, o WhatsApp se mostra muito mais completo para quem busca interações mais personalizadas, com figurinhas de avatar, compartilhamento rápido de story e possibilidade de fazer enquetes.

Independentemente do aplicativo, Telegram ou Whatsapp, vamos dar uma dica super importante para você extrair o melhor de cada um deles: acompanhe o blog da Trocafone e encontre as principais informações sobre aplicativos e outras novidades sobre tecnologia

Leia também: Mudanças no Whatsapp: dicas de como aproveitar melhor a ferramenta.

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!