No senso comum, existe uma forte associação entre modernização e degradação do meio ambiente. Em parte, essa afirmativa pode ser verdadeira, já que o consumo desenfreado e a exploração dos recursos naturais são grande parte do problema. Entretanto, como mostraremos ao longo deste conteúdo, os avanços tecnológicos podem ser fortes aliados na luta pela preservação ambiental

As chamadas tecnologias ambientais servem de apoio para iniciativas que monitoram impactos no ecossistema, evidenciando possíveis soluções e potencializando ações de combate ao desmatamento, ao desperdício e à má utilização de recursos naturais.  

A seguir, vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente e o que você pode fazer, individual ou coletivamente, para colocar em prática as estratégias de preservação ambiental. 

Como a tecnologia ajuda na preservação ambiental

Agora que já mostramos o que é tecnologia ambiental e quais são seus principais benefícios, é hora de apresentar, na prática, como a tecnologia ajuda o meio ambiente. 

O uso de mecanismos tecnológicos melhora o aproveitamento das soluções já existentes e contribui para a apresentação de novas saídas em prol da preservação ambiental. Esses artifícios podem ser utilizados de diversas formas, como apontaremos neste instante. 

1. Combate a incêndios e ao desmatamento

Você sabia que drones têm sido usados para conter queimadas e desmatamentos no Brasil? Os equipamentos utilizados pelo corpo de bombeiro reforçam a proteção oferecida pelos satélites e pelos biólogos de campo. 

O uso do drone apresenta diversas vantagens. Por ser um aparelho com movimentação rápida, ele é capaz de localizar os focos do problema com precisão e agilidade, fazendo com que a solução possa ser apresentada de forma mais assertiva. 

Drone com câmera térmica controlando o início do incêndio.

Seus softwares automatizados pela inteligência artificial fazem rondas completas de segurança, com rotas de voos pré-definidas ou controladas pelo operador em tempo real. Os modelos mais modernos acompanham, ainda, câmeras térmicas, capazes de detectar a presença de pessoas e de animais em meio à fumaça. 

Além de atuarem no combate a incêndios florestais, os drones também operam na fiscalização da exploração de matérias primas naturais, como a maneira. 

2. Geração de fontes alternativas de energia

O armazenamento de energias alternativas à energia elétrica só é possível com a implementação de tecnologias ambientais. Uma dessas formas de energia auxiliadas pela tecnologia é o biogás. Produzido através da degradação de substâncias orgânicas, ele consegue, por meio de processos biológicos de fermentação sem oxigênio, converter gases em eletricidade e calor

Imagem representativa de biogás

Outro exemplo de energia renovável é a energia solar, coletada e difundida através da tecnologia sustentável. Os painéis solares conservam a energia do sol e aquecem a água das torneiras e do chuveiro, possibilitando uma grande economia de energia elétrica. 

O sol é uma fonte inesgotável de energia, e o Brasil, por ser um país tropical, seria capaz de universalizar o acesso sustentável à eletricidade, sem depender de combustíveis fósseis.

3. Despoluição da água e do ar 

O alto volume de resíduos e o descarte incorreto de lixo são questões preocupantes quando falamos em preservação ambiental. Os plásticos não biodegradáveis demoram anos para se decompor, mas a tecnologia ambiental permite a transformação e até mesmo a substituição desses materiais por produtos sustentáveis

Mão de encanador em luvas substituem cartuchos de filtro de água na cozinha.

A tecnologia no meio ambiente pode proporcionar ações importantes, como:

  • Dessalinização da água do mar, transformando-a em água potável; 
  • Armazenamento e purificação da água da chuva;
  • Transformação da umidade do ar em água limpa, por meio de geradores.

Um outro ponto interessante, e que é uma excelente atividade sustentável individual, é a criação e a utilização de aplicativos que ajudam a controlar o gasto de água, como o “Tempo de Banho” e o “Sustentabilizando”, disponíveis para aparelhos Android.

4. Criação de acessórios inteligentes

Alguns detalhes do nosso dia a dia acabam passando despercebidos, mas precisamos ficar atentos se quisermos ter um planeta mais sustentável. Pensando em um exemplo simples, você sabia que as lâmpadas de LED consomem cerca de 25 vezes menos energia do que as lâmpadas convencionais? 

Mantendo a mesma luminosidade, uma simples troca de lâmpadas pode aumentar em até 80% a conversão de energia, reduzindo gastos com a conta de luz, emitindo menor quantidade de gás carbônico e evitando a emissão de radiação UV e de mercúrio. 

Otimizando ainda mais a relação entre tecnologia e meio ambiente, foram criadas as lâmpadas de LED inteligentes. Os aplicativos de celular conseguem programar a ativação e o desligamento dessas lâmpadas e controlar a quantidade de luz emitida. 

Controlando a temperatura e a intensidade da lâmpada com um aplicativo para smartphone. Conceito de casa inteligente e gerenciamento de luz com dispositivos móveis

Seguindo essa mesma ideia, surgiram os sensores de presença, que agem de forma instintiva para que os movimentos das pessoas sejam detectados. Quando não houver ninguém no local, eles as luzes são desligadas automaticamente.

5. Presença online

O mundo digital abriu portas para uma série de alternativas sustentáveis. Com a popularização da internet, as pessoas passaram a ter mais acesso à informação e a projetos ligados à proteção ambiental. Em apenas alguns cliques nos mecanismos de busca, é possível encontrar uma série de sugestões ecológicas para diferentes situações. 

A presença no digital também diminui a quantidade de material físico, poupando matérias primas para a confecção de papel e de materiais de escritório. 

Escritório corporativo: Técnico de TI feminino negro usando computador desktop com estatísticas de Big Data, gráficos. Engenheiro de software criativo sorridente trabalha em marketing de projeto de comércio eletrônico, desenvolvimento.

Ao minimizar a necessidade de deslocamento de pessoal e de produção de itens físicos, o armazenamento de arquivos na nuvem, o home office, os atendimentos online e a presença dos e-commerces e dos recommerces reduzem diretamente impactos ambientais. 

O papel dos smartphones seminovos na sustentabilidade

Os smartphones seminovos, como os da Trocafone, evitam que novos recursos sejam retirados da natureza.  Através da compra e venda de eletrônicos, redirecionamos os aparelhos com boas condições de uso e damos destino correto ao lixo eletrônico, sem prejudicar o meio ambiente. 

Investimos não só na sustentabilidade e na preservação ambiental, como também no desenvolvimento social. Ao disponibilizar aparelhos com preços mais acessíveis, democratizamos o acesso à tecnologia de ponta e garantimos o desenvolvimento sustentável. Conheça a Trocafone e saiba como fazer a diferença no mundo!

Comprar? Trocar? Vender? Com a Trocafone, você pode!