Em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente se mostra cada vez mais necessária, é importante abordar os desafios socioambientais para, depois, enfrentá-los com mais propriedade. Os pilares do desenvolvimento sustentável são os alicerces que sustentam essa busca pelo equilíbrio, e é sobre eles que vamos falar neste conteúdo.
Quais são os pilares do desenvolvimento sustentável?
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de ações para garantir paz, prosperidade, igualdade e proteção à natureza no mundo todo.
O Brasil, que faz parte dessa agenda sustentável, desempenha um papel fundamental na busca pelo equilíbrio entre os três pilares do desenvolvimento sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como:
- Proteção ambiental;
- Desenvolvimento social;
- Desenvolvimento econômico.
A proteção ambiental, como o próprio nome já diz, é relacionada à preservação da natureza, à redução de impactos negativos no meio ambiente e à conservação da biodiversidade que compõe todo o ecossistema.
O desenvolvimento social, por sua vez, tem como foco a busca pela igualdade entre as pessoas que vivem na nossa sociedade e a democratização do acesso aos recursos naturais, a serviços básicos de saúde e a atividades de lazer e bem-estar.
Essa inclusão social envolve, também, a promoção do acesso à educação de qualidade, à saúde, à segurança, à justiça e à participação política.
Englobando tanto a proteção ambiental quanto o desenvolvimento social, chegamos ao terceiro ponto, que é o desenvolvimento econômico. Juntos, os pilares do desenvolvimento sustentável servem como base para nortear projetos e programas de proteção à natureza.
Como implementar ações sustentáveis
Agora que você viu os conceitos básicos dos pilares do desenvolvimento sustentável, veja como colocar as ideias de cada um deles em prática.
1. Proteção ambiental
Uma maneira simples e efetiva de proteger o meio ambiente é adotar atitudes sustentáveis. Através de pequenas ações e mudanças de comportamento associadas à preservação da natureza e à forma como consumimos produtos e serviços, podemos reforçar os pilares do desenvolvimento sustentável.
Pensando nessas questões, trouxemos algumas sugestões para você implementar no seu dia a dia:
- Diminua o consumo de itens não necessários;
- Dê preferência para estabelecimentos comprometidos com as causas ambientais e para os que oferecem produtos sustentáveis;
- Adote medidas para economizar energia, como desligar luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e substituir lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED;
- Evite desperdício de água. Opte por equipamentos de baixo consumo e fique atento a possíveis vazamentos;
- Utilize meios de transporte sustentáveis, como bicicleta ou transporte público. Uma caminhada também é uma excelente opção, sempre que possível;
- Pratique os três “Rs”: Reduza, Reutilize e Recicle;
Cada pequena ação conta e faz a diferença. Por isso, tente adotar o maior número possível de atitudes sustentáveis para proteger o meio ambiente e para construir um futuro mais sustentável para todos.
2. Desenvolvimento social
Existem vários modos de contribuir para o desenvolvimento social e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e o principal deles é através da educação – e não estamos falando apenas de disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade.
Apesar de o direito à educação ser garantido pela Constituição Brasileira, nem todos os cidadãos têm acesso a ela. Para que essa questão seja resolvida, é preciso que o poder público esteja engajado com projetos inclusivos, que permitam a participação de todos, sem distinção de gênero ou classe social.
Mesmo que o problema seja coletivo e amplo, você pode, individualmente, contribuir para o desenvolvimento social. Esse sistema de apoio pode acontecer por meio da participação em debates públicos ou pela promoção do desenvolvimento de sua própria comunidade.
Utilize suas redes sociais e seus encontros presenciais para aumentar a conscientização sobre questões sociais como pobreza, fome, acesso à saúde e direitos humanos. Busque parcerias com pessoas e organizações que possam fortalecer essas iniciativas positivas.
Ainda existe um longo caminho a ser percorrido para que o desenvolvimento social seja completo, mas é importante incentivar e reconhecer cada passo dado em direção a um ambiente mais inclusivo e igualitário.
3. Desenvolvimento econômico
Ao contrário do que muita gente pensa, a parte econômica não é voltada para o lucro ou para o consumo. Ela é direcionada à gestão adequada de recursos ambientais, para que a produção, a distribuição e a utilização das riquezas sejam feitas com prudência.
Um exemplo de otimização de recursos é a tecnologia sustentável. Através dela, as inovações são potencializadas e as decisões passam a ser cada vez mais ecológicas.
A adoção de tecnologias limpas e sustentáveis, com baixo impacto ambiental, cria novas oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que reduz as consequências ambientais das atividades econômicas.
Para que esses esforços sejam reconhecidos e ampliados, é importante realizar avaliações de impacto econômico, social e ambiental. Com a identificação dos efeitos positivos e negativos das atividades econômicas, as medidas de alinhamento e de correção ficam mais evidentes.
Vale lembrar que o crescimento econômico sustentável só é possível se houver inclusão e redução das desigualdades sociais. Portanto, procure apoiar pequenos negócios locais, empreendedores independentes da sua comunidade.
É indispensável a criação de políticas públicas e de ações afirmativas atreladas ao investimento em educação, como capacitações para desenvolvimento de habilidades relacionadas à economia sustentável. Faça a sua parte e incentive esses projetos da forma como for possível para você.
A importância da tecnologia ambiental
Todas as questões que apresentamos até aqui estão interligadas, e não é possível encontrar uma estabilidade se algum dos três pilares não estiver bem consolidado – e é aí que a tecnologia assume um papel importante.
Através da tecnologia ambiental, é possível criar novas soluções para buscar o equilíbrio entre modernidade e sustentabilidade. Além de tornar os processos de produção mais limpos, ela ajuda a:
- Recuperar matérias-primas esgotáveis;
- Diminuir a emissão de gases poluentes,
- Reduzir o consumo de energia elétrica;
- Frear os problemas com descarte incorreto de lixo;
- Construir sistemas efetivos de gestão ambiental;
- Introduzir a economia verde nas empresas;
Para os negócios, ainda existem outras vantagens, como a melhoria da performance e o aumento da autoridade da marca diante dos consumidores. Em relação aos usuários, os benefícios incluem a redução de custos e a promoção da economia circular.
A Trocafone não só incentiva como também utiliza os pilares do desenvolvimento sustentável como base para a realização de todos os negócios. Acesse nossos conteúdos sobre sustentabilidade e saiba mais sobre os projetos da empresa.