As discussões sobre a necessidade de mudanças de postura em relação à proteção da natureza já vêm acontecendo há muito tempo. Pensando nessas práticas sustentáveis e no futuro das próximas gerações, foi criado o Dia Mundial da Terra.
A data marca a importância de a sociedade se aprofundar nas questões ambientais, a fim de evitar maiores prejuízos ao meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável da economia, da tecnologia e da vida no dia a dia.
Neste conteúdo, vamos abordar os principais pontos deste dia: Qual é o Dia Mundial da Terra? Quando e por que ele foi criado? O que pode ser feito para ajudar o planeta? Continue a leitura e confira todas as respostas.
O que é o Dia Mundial da Terra?
O Dia Mundial da Terra foi criado em 1970 pelo senador estadunidense Gaylord Nelson. Em 22 de abril daquele ano, Gaylord convocou protestos para chamar a atenção para os problemas ambientais e para a urgência em tentar evitar as consequências negativas das ações nocivas do ser humano na natureza.
O evento reuniu quase 20 milhões de cidadãos nos Estados Unidos, tornando-se um grande marco na história das lutas pela sustentabilidade ao impulsionar a aprovação de leis ambientais fundamentais para o país.
Ao longo dos anos, a data foi sendo ainda mais consolidada e, em 1990, foi organizado o primeiro Dia Mundial da Terra, que foi apoiado por mais de 200 milhões de pessoas do mundo todo. Em 2009, o dia 22 de abril passou a fazer parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).
A cada ano é escolhido um tema diferente para ser debatido, e o de 22 de abril de 2023 é “Investir no nosso planeta”. A intenção é destacar a importância de as empresas e a sociedade, de forma geral, se dedicarem a resolver os principais problemas ambientais, que podem causar danos irreversíveis à natureza e aos ecossistemas mundiais.
Quais são os principais riscos para o planeta
Como acabamos de mostrar, o assunto principal dos debates muda todos os anos. Entretanto, existem discussões que atravessam todas as conferências. Veja quais são algumas delas:
Mudanças climáticas
A intensificação do efeito estufa, causado pela emissão de gases poluentes, ocasiona o aumento da temperatura da Terra. Como consequência, pode haver alterações nos regimes de chuvas, derretimento das calotas polares e até mesmo extinção de espécies da fauna e da flora;
Desmatamento
O Brasil é o país com maior índice de desmatamento florestal do mundo. Seja para expandir construções urbanas, extrair matéria-prima ou aumentar áreas agrícolas e pecuárias, a retirada da cobertura vegetal gera enormes prejuízos. Além da erosão do solo, o desmatamento provoca a erosão do solo e a destruição do habitat natural de animais.
Queimadas
Em épocas mais secas, é comum que aconteçam queimadas naturais. O problema acontece quando elas são feitas de maneira forçada – e, muitas vezes, criminosa. Seja para renovar a pastagem ou para retirar a vegetação das áreas, as queimadas trazem graves consequências, como a poluição atmosférica e o desaparecimento de espécies. Além disso, as queimadas podem sair do controle, podendo ferir outras pessoas.
Poluição do ar e da água
A olho nu, pode ser que a poluição do ar não seja tão visível, mas a presença de substâncias tóxicas na atmosfera causam problemas na natureza e na saúde das pessoas, com aumento de doenças respiratórias. A poluição dos ambientes aquáticos põe em risco a vida de diversos seres vivos, incluindo a população que faz o consumo da água.
Como ajudar o meio ambiente
Existem inúmeras formas de cuidar da natureza. Seja através de pequenas ações do dia a dia, como fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, ou por meio de decisões maiores, como consumir produtos e serviços apenas de empresas que demonstram preocupação ambiental. Observe alguns exemplos práticos:
Atividades para o Dia Mundial da Terra
Em 2023, o Dia Mundial da Terra cai em um sábado, 22 de abril. A maioria das escolas não funciona aos finais de semana e, por isso, muitas delas não poderão fazer ações na data específica.
Apesar de não ser exatamente no dia, é possível fazer uma semana temática para promover a conscientização dos alunos sobre temas ambientais. Confira algumas sugestões de atividades para o Dia Mundial da Terra:
- Fazer a limpeza de áreas verdes;
- Distribuir plantas e mudas;
- Promover palestras, debates ou encontros sobre sustentabilidade;
- Criar gincanas relacionadas a curiosidades sobre a fauna e a flora no Brasil e no mundo.
É muito importante que as crianças aprendam, desde cedo, sobre a necessidade de cuidarmos do planeta e de incentivar que cada um faça a sua parte.
Atitudes sustentáveis
Atitudes sustentáveis são ações ou mudanças de comportamento que visam implementar a sustentabilidade na rotina diária. Dentre elas, podemos citar:
- Reciclar o lixo;
- Não jogar lixo no chão;
- Fazer o descarte correto de lixo eletrônico;
- Não desperdiçar água;
- Sempre que possível, optar por produtos sustentáveis;
- Economizar energia elétrica e substituir lâmpadas incandescentes por LED;
- Evitar o consumismo, priorizando a economia circular;
- Dar preferência para iniciativas de consumo colaborativo.
Para ajudar o nosso planeta a se recuperar dos prejuízos ambientais e a garantir um futuro melhor para as próximas gerações, ponha em prática todos os exercícios que mostramos neste conteúdo sobre o Dia Mundial da Terra!
Aqui, na Trocafone, encaramos esse desafio todos os dias ao vender nossos seminovos, evitando que mais matéria-prima seja retirada do meio ambiente. E você, que tal começar agora?