Certamente, o comércio de aparelhos de celular é um dos mais intensos do país. O dispositivo se tornou, praticamente, uma necessidade na sociedade moderna, principalmente para efetuar buscas e comunicar-se na Internet. Muito além de servir apenas para as chamadas telefônicas.

Por isso, as empresas fabricantes investem tanto no produto — apresentando inovações e preços diferenciados. É justamente no quesito preço que comprar um smartphone que é atrelado a uma operadora parece ser vantagem.

Será mesmo que isso é uma vantagem? Leia nosso post e entenda como pode ser proveitoso adquirir um celular desbloqueado!

O que é celular desbloqueado

O chip é a matriz de um celular, ele conserva as informações, o número, os créditos e a agenda. Devido à importância desse dispositivo, as operadoras só vendiam aparelhos bloqueados e somente pessoas com o chip da operadora podiam usar o telefone travado por ela.

Porém, a chegada da tecnologia GSM, que foi implantada em todas as operadoras, permitiu a venda de celulares desbloqueados. Um aparelho destravado é aquele que permite o uso de qualquer chip (assim, é possível usar chips de diferentes operadoras no mesmo telefone).

Seu direito ao desbloqueio

Conforme determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), todo consumidor tem direito ao destravamento gratuito de seu aparelho. Porém, as operadoras ainda determinam muita burocracia no processo, o que dificultam as coisas para o cliente. Por isso, é importante que o consumidor conheça os seus direitos e saiba usá-los a seu favor.

Já em 2007, o site Bloqueio foi um dos pioneiros em passar informações para os usuários de celular, falando sobre seus direitos. No ano seguinte, um abaixo-assinado com um milhão e meio de assinaturas garantiu o direito ao destravamento. Em 2010, a Anatel finalmente reconheceu esse direito, garantindo a todo consumidor o desbloqueio gratuito e a qualquer momento, bastando se dirigir à operadora e fazer a sua solicitação.

Como proceder para desbloquear

Os que têm aparelho bloqueado e desejam destravá-lo devem levar à operadora, conforme recomendação da Anatel, a nota fiscal do produto e sua identidade. Solicite também o protocolo do atendimento, nome do atendente e data da solicitação.

Cada operadora possui suas próprias regras com relação ao desbloqueio, sendo que umas são mais acessíveis que outras. Se a sua solicitação for negada, o consumidor deve procurar o Procon, a Anatel ou sites de reclamação.

O jailbreak da Apple

Quem é usuário dos produtos da marca Apple pode usufruir de gadgets e recursos desbloqueados, por meio de um método desenvolvido por grupos de hackers. O jailbreak se refere, tanto ao destravamento de serviços quanto de aplicativos.

Isso permite que o usuário habilite funcionalidades antes inacessíveis. Ele ainda pode habilitar, por exemplo, um aparelho que tinha uso exclusivo nos Estados Unidos.

Vantagens de um celular desbloqueado

Devido aos entraves oferecidos pelas operadoras, o melhor é comprar um aparelho destravado. O celular desbloqueado tem muitas vantagens, como:

  • Mudar de operadora sempre que desejar;
  • Em viagens para o exterior, comprar cartões SIM pré-pagos para funcionar no país em questão (o que é mais econômico que pagar tarifas para ligações internacionais);
  • Se tiver mais de um aparelho, emprestar seu telefone a algum membro da família ou amigo, caso ele disponha de recursos como câmera fotográfica, de vídeo e continuar recebendo suas ligações em outro celular;
  • Usufruir serviços de operadoras diferentes, usar os chips em diferentes celulares desbloqueados, conforme for mais conveniente no momento;
  • Oferecer ou vender seu aparelho para qualquer pessoa, quando desejar adquirir um novo.

Existem muitas vantagens em comprar um celular desbloqueado. Mesmo pagando um pouco mais caro, a transação compensa.

Seu aparelho é destravado? Comprou assim ou pediu o desbloqueio na operadora? Faça seu comentário abaixo, deixe sua opinião sobre o assunto e compartilhe suas experiências com outros leitores!

Você pode dentro das novidade através do Blog da Trocafone!